Firmino Cordeiro, director geral da AJAP (Associação dos Jovens Agricultores de Portugal) , marca presença no Fórum de Investimento Moçambique – UE, que decorre esta quarta-feira e amanhã (23 de novembro), em Maputo, Moçambique.
A acompanhar Firmino Cordeiro estão dois empresários portugueses do Algarve, dos sectores da construção civil e da prestação de serviços na área da transformação de produtos agrícolas, a saber, Hugo Pereira (Sketchlog Arquitetos) e Peter Duarte (VND Investe e Constrói).
A ministra da Agricultura e Alimentação de Portugal, Maria do Céu Antunes, também marca presença na iniciativa.

No âmbito deste importante Fórum, Firmino Cordeiro adiantou, esta manhã, à Rádio de Moçambique, que «vê com muito bons olhos» esta iniciativa da União Europeia (UE), «confirmada a sua repetição ao longo dos próximos anos e bem elucidativa da colaboração e cooperação da UE com o Continente africano, nomeadamente com Moçambique».
Ainda nesta entrevista, o director geral da AJAP defendeu que a agricultura «é um tema extremamente importante para este país», tal como referiu o ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Silvino Moreno, na sua intervenção na sessão de abertura do evento.
A este propósito, Firmino Cordeiro reforça «a necessidade imperiosa de se promover a entrada de jovens neste sector, quer nas agriculturas mais desenvolvidas como também nas pequenas e médias machambas, uma vez que 90% da agricultura de Moçambique assenta neste tipo de explorações».