Até 2 de Setembro, está a decorrer no Espaço Agros, em Lugar de Cassapos, entre Vila do Conde e Póvoa de Varzim, a sexta edição da Agrosemana – Feira Agrícola do Norte. Organizado pelo Grupo Agros, este evento conta com um amplo leque de expositores, entre entidades sectoriais, administração pública, empresas privadas, fornecedores de máquinas agrícolas e alimentação.
Além do espaço de exposição, o programa da Agrosemana contempla campos de ensaio, workshops, concursos, demonstrações de produtos e serviços e animação. Este ano, a feira acolhe o Agrolympics Europa, com provas nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro, que reunirá mais de 100 estudantes de vários países europeus.
A 1 de Setembro, a Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal promove o “Encontro Nacional de Dirigentes de Organizações Agrícolas”, que visa «sobretudo, a partilha e intercâmbio de experiências entre os representantes das organizações agrícolas do sector, com destaque para o Novo Código Cooperativo, as Boas Práticas de Governança, os Apoios ao Financiamento do Sector Agrícola, a PAC pós-2020 e o recentemente publicado Estatuto da Agricultura Familiar», explica a Confagri.
Segundo a organização, a Agrosemana surgiu em 2013 «com o objectivo ambicioso do Grupo Agros realizar um grande evento de carácter técnico-comercial, exclusivamente dirigido às cooperativas associadas e aos produtores de leite Agros». No ano seguinte, abriu pela primeira vez ao público geral. Em 2015, contou com mais de 36.000 visitantes e com 100 expositores.
A organização indica que o certame «aposta cada vez mais nos negócios de cariz agrícola e em afirmar-se como um dos eventos de referência do sector a nível nacional», tendo como principal objectivo «criar uma plataforma privilegiada de negócios, contactos e de troca de conhecimentos e experiências». Na edição de 2017, a Agrosemana contou com mais de 150 expositores e de 60.000 visitantes. Pode obter mais informações sobre a edição de 2018 aqui.