Agrobio e Ecovalia lançam campanha ibérica para promover consumo de alimentos biológicos

“Com a folha verde, o futuro está na vossa mesa” é o slogan de uma campanha que visa promover o consumo de alimentos biológicos em Espanha e Portugal. Apresentada em Madrid a 19 de Abril, esta campanha é uma iniciativa conjunta da Ecovalia, associação profissional espanhola de produção biológica, e da Agrobio, Associação Portuguesa de Agricultura Biológica.

Com um orçamento de mais de 1.500.000 euros, financiamento da Agência Executiva Europeia de Investigação da União Europeia e implementada no âmbito das campanhas “Enjoy, it’s from Europe”, a campanha decorre em 2023 e 2024 e inclui várias actividades, destinadas a «consumidores, profissionais, crianças em idade escolar e líderes de opinião». Além de promover o consumo de alimentos biológicos, esta iniciativa pretende também «aumentar o reconhecimento do selo europeu de certificação biológica» – designado como “Eurofolha” –, o qual, segundo os promotores, «garante que os produtos colocados no mercado com este selo cumprem todos os requisitos estabelecidos pelos regulamentos deste sistema de produção, que é comum a todos os Estados-membros da União Europeia.

Para Espanha, eis o programa de actividades: para os consumidores, serão realizadas acções promocionais em diferentes mercados, «a fim de aumentar o nível de reconhecimento do rótulo biológico europeu e aumentar a sensibilização para os benefícios do consumo de alimentos biológicos»; para profissionais do sector, está prevista a participação em feiras nacionais e internacionais de produtos biológicos, tais como Organic Food Iberia, Biofach, Natexpo, Nordic Organic Food Fair, Alimentaria e Biocultura; o programa escolar EducaBio, para crianças entre os oito e doze anos de idade, será realizado em aproximadamente 100 centros educativos em Espanha, «aproximando este sistema produtivo de toda a comunidade educativa»; outro dos desafios desta campanha, a introdução de alimentos biológicos na cozinha de restaurantes e nas famílias, será trabalhado através do BioRestauração, um concurso de cozinha para amadores e profissionais em Espanha. O programa para Espanha também contempla reuniões e viagens de imprensa com jornalistas especializados, «para lhes dar conhecimento em primeira mão do sector e para auxiliar na divulgação dos benefícios do consumo destes produtos».

De acordo com os promotores desta campanha, as actividades a serem realizadas em Portugal «seguirão a mesma linha e incluirão reuniões on-line com consumidores e profissionais; participação em feiras sectoriais e mercados gastronómicos; conferências e concursos em escolas de hotelaria e restauração, bem como reuniões e acções com empresas e jornalistas». Para Jaime Ferreira, presidente do Agrobio, esta é «uma oportunidade única de promover e valorizar os produtos biológicos como alimentos, em que a saúde e o ambiente são valores fundamentais».

Por sua vez, o presidente da Ecovalia, Álvaro Barrera, afirma que esta campanha «reforça o trabalho que temos vindo a fazer há alguns anos na nossa associação para promover o consumo de produtos biológicos e é a primeira a ser realizada no nosso país por uma entidade privada do sector». «Estamos convencidos de que contribuirá para melhorar o reconhecimento da Eurofolha, o selo europeu que garante este sistema de produção, e o posicionamento dos alimentos biológicos produzidos em Espanha no quadro da União Europeia», assinala.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...