Évora acolhe XII Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo a 22 e 23 de Junho

O XII Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo vai ter lugar nos dias 22 e 23 de Junho no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) – situado na Herdade da Barba Rala –, em Évora, com o tema da sustentabilidade em destaque. Este evento é uma organização conjunta da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), da Associação Técnica de Viticultores do Alentejo (Ateva), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAPAL) e da Universidade de Évora.

O Simpósio de Vitivinicultura visa «a actualização de conhecimentos», a «apresentação e divulgação dos últimos estudos científicos do sector», a «partilha de conhecimentos, reunir e debater temas prioritários que impactam o futuro do sector, promovendo assim a troca de experiências entre profissionais oriundos de várias regiões vitivinícolas do mundo», explica a organização. Também é referido que, no corrente ano, esta iniciativa «pretende colocar em cima da mesa diferentes perspectivas de profissionais, destacando o papel da sustentabilidade das vinhas às adegas», e que o evento vai reunir profissionais, investigadores, enólogos e produtores provenientes de várias regiões vitivinícolas ao nível mundial.

Com a décima segunda edição marcada inicialmente para o mês de Maio de 2023 e agora remarcada para Junho, este evento realiza-se desde 1988, a cada três anos, tendo a última edição decorrido em 2019. « O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, Estados Unidos da América, Reino Unido e Polónia. Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de 2.000 anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objectivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis», assinala a organização do XII Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega

Notícias relacionadas

3
Porbatata lança edição de 2023 da campanha de promoção da batata portuguesa
A Porbatata – Associação da Batata de Portugal, em parceria com a Associação...
Jungheinrich
Jungheinrich Portugal assinala 25 anos com os olhos postos no futuro
A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich,...
Alqueva
Alqueva reforça dotações de água para rega
A área de influência de Alqueva encontra-se em «condições meteorológicas excepcionais,...
FLF 241_opiniao
Opinião: Contrato colectivo de trabalho FNOP-SETAAB
A Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP)...