Évora acolhe XII Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo a 22 e 23 de Junho

O XII Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo vai ter lugar nos dias 22 e 23 de Junho no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) – situado na Herdade da Barba Rala –, em Évora, com o tema da sustentabilidade em destaque. Este evento é uma organização conjunta da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), da Associação Técnica de Viticultores do Alentejo (Ateva), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAPAL) e da Universidade de Évora.

O Simpósio de Vitivinicultura visa «a actualização de conhecimentos», a «apresentação e divulgação dos últimos estudos científicos do sector», a «partilha de conhecimentos, reunir e debater temas prioritários que impactam o futuro do sector, promovendo assim a troca de experiências entre profissionais oriundos de várias regiões vitivinícolas do mundo», explica a organização. Também é referido que, no corrente ano, esta iniciativa «pretende colocar em cima da mesa diferentes perspectivas de profissionais, destacando o papel da sustentabilidade das vinhas às adegas», e que o evento vai reunir profissionais, investigadores, enólogos e produtores provenientes de várias regiões vitivinícolas ao nível mundial.

Com a décima segunda edição marcada inicialmente para o mês de Maio de 2023 e agora remarcada para Junho, este evento realiza-se desde 1988, a cada três anos, tendo a última edição decorrido em 2019. « O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, Estados Unidos da América, Reino Unido e Polónia. Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de 2.000 anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objectivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis», assinala a organização do XII Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
posts flf (77)
Situação Atual

Notícias relacionadas

Agenda1
CNCACSA apresenta Agenda de Investigação e Inovação
O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal...
IMG_1923a
Evento Inovagro Jovem a 21 de Dezembro em Castro Verde
Decorre na manhã do dia 21 de Dezembro, em Castro Verde, o evento “Inovagro...
posts flf (77)
Situação Atual
Desde que a Plastdiversity Lda, empresa ligada ao setor plástico decidiu apostar...
nuncio
Regantes apresentam soluções para a escassez de água no Algarve
As XIV Jornadas Fenareg – Encontro do Regadio 2023 decorreram em Alcantarilha,...