AgriTransporte: Plataforma para optimizar logística da exportação agroalimentar

Já está disponível online a plataforma AgriTransporte, desenvolvida pela Inovcluster – Cluster Agroindustrial do Centro no âmbito do projecto AgriExport 4.0. Segundo a entidade, esta plataforma foi concebida para «incrementar e apoiar as empresas nacionais nas suas exportações» e tem como principal objectivo «criar uma infraestrutura tecnológica rápida e eficaz na operacionalização de parcerias para a logística dos processos de exportação de bens agroalimentares».

A AgriTransporte é definida pela InovCluster como «uma ferramenta tecnológica para facilitar o processo de obter soluções de transporte mais eficazes». Trata-se de «uma plataforma online com soluções de transporte agroalimentar, que aproxima produtores nacionais e transportadores», e foi «especialmente concebida para situações de maximização de transporte», ao agrupar «mercadorias de vários produtores, que podem aproveitar espaço restante, evitando gastos desnecessários», explica a entidade.

A Inovcluster afirma que esta plataforma «é muito interactiva e fácil de utilizar». Para a poderem usar, os produtores ou transportadores interessados devem aceder ao site da plataforma, aí clicar em “Criar uma conta”, escolher o tipo de utilizador (produtor ou transportador), preencher o formulário com os dados da empresa e solicitar o acesso.

De acordo com a Inovcluster, a plataforma surge «numa lógica de cocriação entre os diversos stakeholders do processo logístico de exportação de produtos agroalimentares (produtores, transportadores, operadores logísticos, e de refrigeração, etc.). Nesse contexto, pretende-se ter «uma plataforma de interoperabilidade, multicanal, que responda de forma eficaz às exigências de uma exportação mais eficaz e rentável para as pequenas e médias empresas do sector agroalimentar».

A AgriTransporte foi criada no âmbito do AgriExport 4.0, um projecto de promoção internacional e de formação de pequenas e médias empresas do sector agroalimentar português, promovido pela InovCluster e pelo AgroCluster – Cluster Agroindustrial do Ribatejo. Este projecto, financiado pelo Portugal 2020, ao abrigo do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), visa «promover o aumento das exportações e a visibilidade internacional de Portugal».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...