O Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas – Agrifish aprovou, hoje, 20 de Novembro, com o apoio de Portugal, as conclusões sobre a “Visão a longo prazo para as zonas rurais da UE”.
«Uma visão que resulta de uma abordagem holística e integrada, com destaque para o papel central da estratégia para a produção de alimentos, preservação da biodiversidade e para uma efectiva transição ecológica e digital», refere o Ministério da Agricultura em comunicado.
A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, considera que «a produção e transferência de conhecimento, em conjunto com uma eficaz gestão dos recursos solo e água, são a chave para uma agricultura e produção florestal sustentáveis e para a garantia da segurança alimentar dos cidadãos europeus. E é deste trabalho em rede, que conjuga as estratégias comunitárias e nacionais, como a Agenda de Inovação para a Agricultura – Terra Futura – e o Programa Nacional de Regadio, que resultam impactos mais positivos, abrangentes, robustos e duradouros».
O Governo refere que uma das provas deste diálogo entre estratégias e visões está no programa ReWater, uma proposta apresentada por Portugal e que foi sinalizada como uma prioridade europeia para o futuro. «O armazenamento e o uso eficiente da água são factores de sustentabilidade, mas também de competitividade para o sector. Num contexto marcado pelos efeitos das alterações climáticas, defendemos a criação de um programa similar ao que foi desenhado para a gestão das fontes de energia, nomeadamente no que toca à concentração de um esforço financeiro europeu», esclarece Maria do Céu Antunes.
Portugal defendeu ainda a implementação e a compatibilização entre as Novas Técnicas Genómicas e o Modo de Produção Biológico, como garantia de cumprimento das metas do Pacto Ecológico Europeu e dos objectivos do Farm to Fork.
Neste contexto, considera que é incontornável e urgente a adopção deste regulamento, tendo em vista aumentos de produtividade sustentáveis, sendo ainda indispensável a simplificação das regras de coexistência destas técnicas com as convencionais.