Agricultura regenerativa em debate

“A revolução sob os nossos pés: explorar a agricultura regenerativa” é o nome do webinar que se realiza no dia 29 de Julho pelo Food4Sustainability (F4S), em parceria com a principal rede de inovação alimentar da Europa: EIT Food. Este evento terá lugar virtualmente e contará com a presença de palestrantes do EIT Food, que irão abordar a agricultura regenerativa «como uma forma de melhorar a qualidade alimentar, zelar pela subsistência dos agricultores e promover a sustentabilidade e qualidade da terra».

De acordo com o F4S, é fundamental «viabilizar a discussão sobre a saúde do solo e sobre os desafios ainda por ultrapassar nesta área de investigação, tendo em conta que somos todos responsáveis pelos alimentos que consumimos». «Não podemos ter alimentos de qualidade se o solo não estiver em boas condições e capaz de servir de lar para plantas e microrganismos»,  expõe o laboratório colaborativo localizado em Idanha-a-Nova, em comunicado.

Defendem que a má qualidade dos solos advém das práticas pouco sustentáveis utilizadas no passado, como a utilização massiva e insustentável da terra e a elevada utilização de fertilizantes, herbicidas e inseticidas e que práticas como estas levaram à perda de biodiversidade do solo, resultando em culturas e produtos alimentares de baixa qualidade.

Nesse sentido, este webinar irá destacar os mais recentes avanços tecnológicos que irão «assegurar formas mais sustentáveis de preservar os bens naturais, especialmente aqueles tão cruciais como a fertilidade e a vida do solo». Ainda irá destacar a importância de trabalhar em conjunto com a natureza para inverter as alterações climáticas.

De acordo com o EIT Food, se os solos do mundo armazenarem apenas 0,4% mais carbono todos os anos, isso poderia compensar todas as emissões de CO2 feitas até à actualidade.

Este 7º e último webinar do ciclo “Solos saudáveis, vivos e resilientes”, organizado pelo F4S, está em linha com a iniciativa “The Regenerative Agriculture Revolution” lançada pelo EIT Food. Esta consiste numa série de actividades, cujo objectivo global é ajudar os agricultores e as empresas agro-alimentares a adoptar práticas agrícolas regenerativas e sensibilizar o público para os «importantes benefícios para a saúde, ambiente e economia de uma alimentação regenerativa».

Os interessados em participar poderão fazê-lo no dia 29 de Julho, pelas 16h, via Zoom, tendo para isso de fazer a inscrição aqui.

 

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...