De 19 a 21 de Novembro, está a decorrer em Portugal uma missão inversa com importadores do México, das áreas agro-alimentar, canal contract e serviços intensivos de conhecimento. Esta iniciativa é realizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), no âmbito do projecto Interreg Eicii Plus (Estrutura Empresarial Conjunta para o Impulso e a Captação de Iniciativas de Internacionalização).
No decurso da missão, os importadores vão visitar empresas da região Norte de Portugal e vão desenvolver encontros de negócios com empresas portuguesas e galegas. Segundo a AEP, o projecto Eicii Plus «enquadra-se no programa Interreg V-A Espanha-Portugal e tem como objectivo fortalecer a capacidade de internacionalização das PME [Pequenas e Médias Empresas] da Euro Região, através da intensificação da cooperação transfronteiriça e do aproveitamento das sinergias da experiência galega e do Norte de Portugal, apostando também na experimentação com modelos de internacionalização multissectorial».
A AEP indica que o México é o «segundo maior mercado da América Latina» e que «oferece uma economia aberta, estável e um mercado interno com uma dimensão considerável para as empresas da Euro Região». Acresce a isto que «tem uma população jovem e em constante crescimento e estima-se que 45% integre a classe média e 10% a classe alta, com rendimentos estáveis e elevados, o que faz deste mercado uma boa aposta para as empresas da Euro região».
A AEP refere ainda que «a relação comercial [do México] com Portugal e Espanha desenvolve-se no âmbito do Tratado de Livre Comércio entre o México e a União Europeia». Isto «permite que a maioria das exportações para o México estejam isentas de taxas de direitos de importação e não sejam sujeitas a restrições».