A Adama, empresa de origem israelita dedicada ao fornecimento de soluções para protecção de plantas contra infestantes, insectos e doenças, está a apostar numa nova estratégia de crescimento corporativo. Nesse âmbito, a Adama Portugal, filial portuguesa desta empresa, participou como expositor na Agroglobal, que decorreu de 7 a 9 de Setembro.
O principal objectivo foi «fazer passar o nome da marca», para «não sermos só conhecidos pelos nomes dos produtos, mas pelo nome Adama». «Evidentemente, isto leva anos a conseguir. Mas temos uma vantagem: só vendemos produtos para agricultura. Assim o nosso público-alvo é exclusivamente o agricultor», refere Marco Soares, regional manager da Adama Portugal. Como o negócio de factores de produção se faz em Portugal de uma forma «muito concentrada», «é muito importante a diferenciação, quer seja em produto ou serviços, quer seja em imagem», salienta ainda.
O portefólio da empresa em Portugal serve «um leque abrangente de culturas», incluindo vinha, olival, tomate para indústria, milho, macieira, pereira e batata, entre outras. Por exemplo, o produto Custódia destina-se a horticultura: tomate, pimento, curgete, pepino, melão… A Adama anuncia que vai lançar, no fim de 2016, o Brevis, para macieira e pereira.
A Adama está presente em mais de 100 países e possui centros de investigação na Alemanha, em Israel, no Brasil, nos Estados Unidos da América e na China. Tem uma representação directa em Portugal desde 2009.