Academia Compal 2013-2014 entrega bolsas de instalação

Foram anunciados a 15 de Julho os três vencedores da edição 2013-2014 da Academia Compal, tendo cada um recebido uma bolsa de instalação no valor de 20.000 euros. De entre os 12 formandos, seleccionados a partir de 319 candidaturas, que frequentaram a segunda edição desta iniciativa dedicada à fruticultura, foram galardoados Aurora Santos, Filipe Alves e Ricardo Tojal.

Aurora Santos, de 42 anos, tem um projecto para produzir marmelo em 4,5 hectares situados em Nossa Senhora das Neves, no concelho de Beja. O projecto prevê um investimento total de 57.600 euros e obter, no quinto ano de produção, 100 toneladas.

O projecto de Filipe Alves, de 31 anos, visa a produção de cereja em 4,4 ha, em Santana de Azinha, no concelho da Guarda. Está previsto um investimento total de 41.700 euros e atingir, ao quinto ano de produção, 44 toneladas.

Ricardo Tojal, de 32 anos, vai produzir pêssego em 26 ha localizados em Capinha (freguesia do Salgueiro), no concelho do Fundão. O projecto prevê um investimento total de 473.721 euros e produzir, no quinto ano de produção, 680 toneladas.

A Academia Compal é uma iniciativa de formação (teórica e prática), apoio e contacto com produtores, técnicos e empresários na área da fruticultura. É destinada a jovens empreendedores agrícolas que pretendam instalar-se, aumentar ou reconverter a sua exploração agrícola. A Academia está integrada no projecto do Centro de Frutologia Compal, o qual inclui ainda duas outras vertentes: investigação e sensibilização.

O júri da Academia foi constituído por Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas  e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri), Direcção-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e Instituto Superior de Agronomia (ISA). Os outros parceiros do projecto são Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha, Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira, Crédito Agrícola, Fruteco, Hortas d’Idanha, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Sociedade Agrícola de Quinta de Lamaçais.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Auchan_Cultivamos o Bom
Auchan Retail Portugal apresenta selo “Cultivamos o Bom”
vineyards-4336787_1280
Naturalfa seleccionada como organismo certificador do novo referencial de sustentabilidade do sector vitivinícola
Foto Salad Greenhouse (34)
Recolha selectiva de biorresíduos chega a novas zonas de Gondomar

Notícias relacionadas

Auchan_Cultivamos o Bom
Auchan Retail Portugal apresenta selo “Cultivamos o Bom”
A Auchan Retail Portugal apresentou o novo selo “Cultivamos o Bom”, que abrange...
vineyards-4336787_1280
Naturalfa seleccionada como organismo certificador do novo referencial de sustentabilidade do sector vitivinícola
A Naturalfa foi seleccionada pela ViniPortugal como Organismo de Certificação...
Foto Salad Greenhouse (34)
Recolha selectiva de biorresíduos chega a novas zonas de Gondomar
Tendo em vista o incremento da recolha selectiva da fração de biorresíduos,...
Vinhos portugueses na Sérvia
Vinhos portugueses regressam à Sérvia em ação de promoção da CAP
A Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) viajou novamente com produtores...