Syngenta tem novas soluções para culturas hortícolas

A Syngenta associou-se ao Dia do Agricultor Monliz, a 28 de junho, em Alpiarça, num evento que reuniu centenas de participantes, entre os quais o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo de Albuquerque.

A Monliz – uma das maiores indústrias de processamento de hortícolas congelados – inaugurou uma segunda linha de produção e uma nova câmara de frio, anunciando a intenção de duplicar a sua capacidade de produção em Portugal.  A Syngenta trabalha em parceria com a Monliz, através de um programa de variedades hortícolas e de produtos para proteção destas culturas adaptado às suas necessidades de campo e industriais.

O brócolo, o pimento, as courgettes, o tomate e as ervilhas são as principais culturas processadas pela Monliz e a Syngenta é um dos seus principais fornecedores no que respeita a variedades de ervilha. Na campanha 2013/2014, cerca de 30% da área de ervilha semeada pela Monliz foi com variedades Syngenta.

Boa parte da estratégia de crescimento desta indústria para os próximos anos estará sustentada na cultura do brócolo. «Na última campanha de inverno contratámos 1 200 hectares de brócolo e na campanha de primavera 500 hectares. Temos agora um grande objetivo de crescimento nesta cultura, entre 15% a 20% em média», revela Tiago Santos, diretor de produção agrícola da Monliz.

A Syngenta tem vindo a investir em pesquisa no sentido de analisar e avaliar a adaptação das suas variedades às realidades e necessidades locais, através de ensaios varietais e da gama de fitofármacos, em estreita ligação com os seus parceiros de negócio.

O trabalho de parceria entre a Syngenta e a Monliz tem em vista a prática de uma agricultura sustentável, objetivo partilhado por ambas as empresas. Neste sentido a Monliz instalou, no final de 2013, no perímetro da sua fábrica em Alpiarça, o Heliosec, um sistema da Syngenta para tratamento de efluentes fitossanitários provenientes da lavagem dos pulverizadores.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Portugal Fresh
Portugal Fresh elege órgãos sociais para o triénio 2024-2026
Pimento
Ministério realizou pagamentos de 1,4 mil milhões de euros aos sectores agroflorestal e das pescas em 2023
2
Apresentação de resultados do ensaio de rega gota-a-gota em arroz a 12 de Janeiro

Notícias relacionadas

Portugal Fresh
Portugal Fresh elege órgãos sociais para o triénio 2024-2026
A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de...
Pimento
Ministério realizou pagamentos de 1,4 mil milhões de euros aos sectores agroflorestal e das pescas em 2023
Em 2023, os pagamentos aos sectores agroflorestal e das pescas efectuados pelo...
2
Apresentação de resultados do ensaio de rega gota-a-gota em arroz a 12 de Janeiro
A 12 de Janeiro, em Salvaterra de Magos, terá lugar a apresentação dos resultados...
Sogrape Sustentabilidade
Sogrape certificada pelo Referencial Nacional de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola
A empresa portuguesa de vinhos Sogrape obteve a certificação pelo “Referencial...