Decorrem até 31 de Maio as candidaturas à segunda edição dos prémios “The Foodies”, iniciativa que pretende distinguir micro, pequenas e médias empresas do sector agroalimentar da União Europeia. Promovido pela confederação FoodDrinkEurope, este evento conta, em Portugal, com o apoio da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA).
Os “The Foodies” têm três categorias: «“The Greener Planet Award”, para iniciativas na área da redução do impacto ambiental, podendo contemplar projectos desde a diminuição das emissões de carbono à melhoria de embalagem; “The Healthier Living Award”, no campo da promoção de estilos de vida saudáveis e iniciativas como o desenvolvimento de novos produtos e reformulações ou acções junto da comunidade; “Next-Gen Innovator Award”, que pretende premiar jovens empreendedores e start-ups dedicadas ao desenvolvimento de sistemas alimentares mais resilientes, sustentáveis e seguros». As candidaturas são feitas no site www.thefoodies.eu e estão abertas a empresas baseadas num Estado-membro da União Europeia «que empreguem menos de 250 pessoas e que tenham um volume de negócios anual não superior a 50 milhões de euros e/ou um balanço total anual que não exceda os 43 milhões de euros». No caso da categoria “Next-Gen Innovator Award”, «os candidatos devem ter 40 anos ou menos e uma empresa em fase de arranque».
Após serem escolhidos até cinco finalistas em cada categoria, vai ser seleccionado um vencedor por categoria e estes serão revelados em Setembro de 2022. Segundo a FIPA, para esta segunda edição «a FoodDrinkEurope desenvolveu uma parceria com a BBC Global, no âmbito do debate sobre sistemas alimentares sustentáveis, sendo que todos os participantes nos The Foodies terão a oportunidade de contar a sua história na próxima série da BBC Sustainable Food».
«Estes prémios europeus são uma excelente oportunidade para as empresas portuguesas do sector agroalimentar demonstrarem o seu valor e o enorme empenho e capacidade de inovação nestas áreas», realça Pedro Queiroz, director-geral da FIPA. «A edição do ano passado foi um sucesso, com sete empresas a apresentarem candidaturas, sendo que Portugal conseguiu ter presença entre os finalistas. Esperamos superar o número de candidaturas este ano, pelo que apelamos às PME que se candidatem aos “The Foodies”.»