As embalagens sustentáveis são cada vez mais procuradas pelas empresas que produzem produtos biológicos. É dando resposta a essas necessidades do mercado que a Smurfit Kappa «desenha e fabrica soluções ecológicas recicláveis, renováveis e 100% biodegradáveis, adaptadas aos produtos frescos, biológicos e ecológicos, para não desperdiçar matéria-prima de forma desnecessária, o que permite reduzir os resíduos e a contaminação».
Além disso, reforça a empresa, o facto de serem reutilizáveis, minimiza a quantidade de emissões de CO 2 que são libertadas no nosso ambiente.
«São requisitos cumpridos na perfeição pelas embalagens fabricadas em cartão canelado, que se podem reciclar até sete vezes e cuja matéria-prima (papel) é proveniente da madeira, material orgânico que se descompõe de forma natural», sendo por isso uma boa alternativa ao plástico de uma única utilização. A Smurfit Kappa frisa ainda que este tipo de soluções é «proveniente de plantações locais, controladas e certificadas por organismos tão prestigiados como o Forest Stewardship Council (FSC®)».
«A melhor embalagem para os produtos biológicos»
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a ecologia e com o respeito pelo ambiente, bem como pelos resíduos gerados, «pelo que as embalagens de cartão canelado se estão a converter no caminho a seguir para cumprir os seus requisitos de sustentabilidade».
«É uma tendência que se estende cada vez mais ao sector do retail, e à venda de todo o tipo de produtos frescos, biológicos e ecológicos. Porque, além de proteger, estas soluções servem de veículo para melhorar a imagem da marca. Em muitos casos, são a primeira impressão que um comprador tem do produto, pelo que há que cuidar tanto destas como do produto em si», salineta a Smurfit Kappa.
De facto, um inquérito do Financial Times, encomendado pela empresa, indica que o consumo consciente aumenta a necessidade de as empresas integrarem a sustentabilidade nas suas operações comerciais, já que 61% dos consumidores espera que as marcas que consomem adoptem práticas de sustentabilidade claras, e 56% pagam mais por um produto ou serviço obtido de forma sustentável. Isto indica que uma elevada percentagem de compradores prefere embalagens ecológicas e produtos de qualidade no momento da compra, convertendo-se num factor decisivo ao comprar.
Susana Amaya, Quality, Food Safety & Environment Manager da Divisão Cartão da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, assegura: «o nosso compromisso com a saúde e a sustentabilidade reflecte-se na nossa gama de embalagens para produtos frescos, biológicos e ecológicos. Soluções que fomentam a alimentação saudável e que, por sua vez, reduzem o impacto ambiental dos nossos clientes e dos próprios consumidores. Por isso, as empresas devem contar com parceiros como a Smurfit Kappa, cuja experiência demonstrada em sustentabilidade nos permite poder assessorá-los, indicando-lhes qual a melhor opção para cada produto. Oferecemos-lhes soluções que realmente marcam a diferença e que, como é evidente, realizam um grande contributo para a sustentabilidade. Mas que também poupam custos, protegem o produto e expõem todo o potencial da marca no ponto de venda, graças ao design e às possibilidades de impressão».
Esta gama de embalagens para produtos frescos faz parte do portfólio Better Planet Packaging da Smurfit Kappa, que inclui «soluções inovadoras desenhadas para serem mais sustentáveis», concluem.