No dia 5 de junho, a partir das 10h00, tem lugar em Lagos a conferência “Resiliência hídrica no Algarve – o nosso propósito comum”. Este evento é co-organizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, e é realizada no âmbito da “EU Green Week 2024” (está inserida na lista de eventos parceiros desta iniciativa cujo tema é a resiliência hídrica).
A conferência terá transmissão em directo nos canais da APA (em inglês), da AMAL e da Câmara Municipal de Lagos (em português ou inglês, conforme o orador) no YouTube. Segundo a organização, esta conferência «assume particular importância para o Algarve, região severamente afectada pela seca, e pretende fomentar o debate e a partilha de boas práticas, com vista à criação de uma gestão hídrica mais resiliente na região».
Neste contexto, os objectivos do evento são os seguintes: «reforçar o conhecimento sobre as políticas e instrumentos da União Europeia para a gestão da seca; promover a discussão sobre os desafios e oportunidades da gestão hídrica no Algarve; incentivar a partilha de boas práticas entre diferentes sectores da região; contribuir para a construção de uma gestão hídrica mais resiliente e sustentável no Algarve». De acordo com o programa da conferência, que pode consultar aqui, vão ser abordados os temas «políticas e instrumentos da UE para a gestão da seca» e «a situação da escassez hídrica no Algarve e as medidas em curso para a combater», sendo apresentados os exemplos da Catalunha e do Chipre na gestão da seca.
O programa inclui ainda uma «mesa-redonda sobre boas práticas dos sectores no uso da água», com representantes de diversos sectores de actividade do Algarve, na qual «serão apresentados e debatidos casos concretos de boas práticas na gestão da escassez de água». Participam nesta mesa-redonda Márcia Fonseca, da Câmara Municipal de Lagos, José Macário Correia, da Comissão para a Sustentabilidade Hidroagrícola do Algarve, David Ferreira, da Frutas Tereso (a confirmar), António Eusébio, da Águas do Algarve, um representante do Grupo Pestana e um representante do Grupo Tivoli.