60.ª Feira Nacional de Agricultura de 8 a 16 de Junho em Santarém

De 8 a 16 de Junho, o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, vai ser palco da 60.ª Feira Nacional de Agricultura/70.ª Feira do Ribatejo. Neste ano, celebra-se ainda o 30.º aniversário do CNEMA – estrutura que em 1994 acolheu pela primeira vez a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo – e os três aniversários em simultâneo serão destacados numa exposição situada no átrio exterior da entrada principal do CNEMA, com fotografias, cartazes, anotações históricas e documentários.

A organização, a cargo do CNEMA, fala numa «edição histórica» e «muito especial», em que o tema central será a pecuária extensiva, «uma actividade rentável e sustentável que ocupa 64% da superfície agrícola útil do território nacional», indica a administração do CNEMA. Vão ter lugar vários seminários e debates associados a este tema e haverá a habitual montra das raças autóctones de bovinos, equinos, galinhas, caprinos, ovinos e suínos. Nos Claustros do CNEMA, estarão presentes associações de raças autóctones e empresas ligadas à pecuária, num espaço onde também estará patente a exposição do concurso de fotografia “Raças animais autóctones de Portugal – Conservar a biodiversidade”, promovido pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e que recebeu quase seis centenas de imagens.

Durante os nove dias do certame, haverá espaços de exposição – de maquinaria, equipamentos, serviços, factores de produção e produtos agroalimentares, entre outras vertentes –, restauração, gastronomia, culinária, animação (com, por exemplo, largadas de toiros, provas equestres, música popular e concertos). Também vão ocorrer diversos seminários e debates, dos quais deixamos alguns destaques: “Fórum Garantia Mútua” (11 de Junho), “Agrometeorologia – Produtos e plataformas para o sector agrícola” (11-6), “Água na agricultura” (11-6), “Oportunidades e desafios da valorização de resíduos agrícolas na produção de biometano” (11-6), “Multienergia” (11-6), “I Simpósio sobre vitivinicultura do Tejo” (12-6), “XI Conferência Nacional de Jovens Agricultores” (12-6), “Mercado voluntário de carbono: Desafios e oportunidades” (12-6), “Azeite em perspectiva: Sustentabilidade, inovação, futuro” (13-6), “Agricultura e desenvolvimento local” (13-6), “Agricultura circular e digital” (13-6), “B-Rural: A agricultura evoluiu, só você é que não viu” (13-6), “Inovação em agricultura no âmbito do PRR” (13-6), “Semear o futuro” (13-6), “Novas tecnologias ao serviço da agricultura” (13-6), “Workshop agricultura regenerativa” (14-6), “As Indicações Geográficas – Que futuro em Portugal?” (14-6), “Conferência ibérica” (14-6), “Agricultura e ambiente: Desafios para o sector agroalimentar” (14-6), “Abordagem da agricultura biológica no sector hortícola” (14-6) e “O primeiro ano de implementação do PEPAC” (15-6).

No dia 11 de Junho, a entrada na Feira Nacional de Agricultura é gratuita. Pode consultar a lista de expositores e obter mais informações sobre a edição de 2024 deste evento anual aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira

Notícias relacionadas

weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apresentou oficialmente a...
almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
No dia 10 de Abril de 2025, no Auditório do Edifício-Sede da Câmara Municipal...
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira
A Syngenta lançou em Portugal o fungicida Miravis, destinado ao controlo da...
batata consumo1
Fórum da batata a 22 de Abril em Santarém
Realiza-se a 22 de Abril, na Escola Superior Agrária de Santarém, o “Fórum Batata:...