A edição de 2024 da campanha anual de promoção da batata portuguesa promovida pela Porbatata – Associação da Batata de Portugal tem o mote “Descasca o mito”. Esta iniciativa conta com o apoio da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e com a adesão das principais cadeias de distribuição, sendo financiada pelos associados da Porbatata e pelo Crédito Agrícola.
O lançamento oficial da campanha, que pretende consciencializar os consumidores para o consumo da batata portuguesa, ocorreu no dia 21 de Maio e esta irá decorrer até 30 de Setembro de 2024, com a Porbatata a dizer que, «com o apoio das cadeias de grande distribuição, esta iniciativa promete transformar a forma como encaramos a batata portuguesa». Segundo a Porbatata, a campanha deste ano visa «desmistificar quatro concepções erradas sobre a batata, destacando os seus benefícios e versatilidade: “Batata engorda? Descasca o mito! Batata é fit!”; “Sopa com batata? Descasca o mito! Batata é energia!”; “Casca da batata é lixo? Descasca o mito! 0% desperdício!”; “Batata nacional? Descasca o mito! É divinal!»
Esta iniciativa é protagonizada pela Miss Tata – a representação emblemática da batata nacional, criada pela Porbatata –, que «impulsionará uma experiência dinâmica e envolvente nas redes sociais (Instagram @misstata_pt e Facebook @MISS TATA)», refere a associação, sendo que a campanha também terá lugar nos pontos de venda das insígnias aderentes. «“Descasca o mito!” é mais do que uma simples campanha. É uma oportunidade para fortalecer sector da batata de Portugal no mercado nacional e internacional, fomentar o consumo per capita e consolidar o papel da batata portuguesa como um produto de qualidade, saudável e sustentável para famílias portuguesas”, afirma Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.