Está a decorrer no Brasil o “Roadshow 2023 – Vinhos de Portugal”, promovido pela ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, no âmbito do seu plano de promoção. Esta iniciativa envolve três cidades brasileiras: Brasília (no dia 24 de Abril), Belo Horizonte (26 de Abril) e Ribeirão Preto (27 de Abril).
Segundo a ViniPortugal, o principal objectivo deste roadshow é «criar novas oportunidades de negócio no mercado brasileiro». O evento abrange provas de vinhos de cerca de 23 produtores portugueses por cidade – direccionadas a profissionais e consumidores locais e em que os participantes poderão degustar vinhos de mais de 200 rótulos, de várias regiões produtoras de Portugal, «onde será evidenciada a riqueza dos sabores proporcionados pelos vinhos portugueses», explica a ViniPortugal – e a realização de um seminário (ou Masterclass) em cada cidade – por Etiene Carvalho em Brasília, Marcio Oliveira em Belo Horizonte e Suzana Barelli em Ribeirão Preto.
Também haverá a possibilidade de os participantes aprenderem mais sobre os vinhos de Portugal e testarem os seus conhecimentos sobre estes, através de jogos com esta temática: “Wine Games”. «A posição de Portugal no mercado brasileiro tem crescido de dia para dia. Se excluirmos as exportações de Vinho do Porto, o Brasil ocupa o segundo lugar no nosso ranking de exportações em valor e em volume. Logo, é um mercado com grande importância para nós. Para além disso, este evento é uma grande oportunidade de promover os nossos vinhos, sendo mesmo um dos mais aguardados pelo sector, numa simbiose perfeita entre cultura e diversão», afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.