Parceria entre Auchan e Oikos para renovar plataforma SmartFarmer

A cadeia de retalho Auchan Retail Portugal e a organização não governamental Oikos – Cooperação e Desenvolvimento estabeleceram uma parceria. Esta parceria é direccionada à renovação e dinamização do SmartFarmer, um marketplace de que a Oikos é a entidade gestora e que se destina a produtores locais de produtos agroalimentares.

Desenvolvido pela Oikos, o SmartFarmer tem como foco a comercialização directa de produtos agroalimentares e o seu principal objectivo é «apoiar os pequenos e médios produtores e promover a sua aproximação aos consumidores, alavancando as suas vendas, através de uma plataforma online, e criando relações de proximidade e transparência entre produtores e consumidores, sustentadas por uma forte rede de parceiros locais», explicam as entidades envolvidas na parceria. A comercialização dos produtos por meio desta plataforma pode ser efectuada por venda directa do produtor ao consumidor ou por venda indirecta, através de um intermediário.

A Oikos realça que esta plataforma «promove o comércio justo e solidário de produtos da pequena e média agricultura nacional» e «contribui para o apoio à segurança alimentar, o combate ao desperdício alimentar e o reforço da economia rural». «Assente numa lógica de mercados locais de proximidade, o SmartFarmer promove e facilita as vendas directas entre produtores e consumidores, contribui para valorizar os produtos locais, estimula a economia local, promove a criação de emprego e contribui para alavancar a valorização do território, potenciando a sua riqueza e diversidade», assinala a ONG.

O SmartFarmer começou a funcionar em 2016 e é designado como «o primeiro negócio social da Oikos». A entidade indica que, «em 2020, durante a crise pandémica, reforçou-se o trabalho junto dos produtores nacionais e foi lançada uma versão melhorada da plataforma», acrescentando que o marketplace registou «uma expansão cada vez maior em território nacional» e que «em 2022 deu início à distribuição semanal de cabazes sociais para famílias refugiadas e desfavorecidas».

Em comunicado, refere-se que o SmartFarmer «privilegia a proximidade geográfica e relacional entre as partes envolvidas, permitindo agregar a oferta e a procura por critérios de proximidade física (do mais próximo para o mais distante) e aceder a informação sobre o modo de produção dos bens alimentares e certificações». A Auchan Retail Portugal afirma que «continua empenhada em encontrar novas formas de apoiar os produtores locais» e que a parceria agora divulgada «vem reforçar esta intenção».

Na plataforma, a propósito desta parceria, diz-se que, «reconhecendo que a SmartFarmer é um actor de referência na promoção de produtos locais, da pequena agricultura e da produção familiar, a Auchan, vem, através desta parceria, colocar o SmartFarmer à disposição dos seus clientes online». A Auchan Retail Portugal sublinha ainda que, nos últimos anos, «tem vindo a fortalecer a sua relação com os produtores locais, que produzem mais de 700 dos artigos comercializados nas suas lojas», e que, «hoje, a maioria dos produtos frescos à venda são portugueses e cerca de 90% das compras são feitas a fornecedores nacionais», acrescentando que promove «uma cultura de colaboração e crescimento mútuo, com respeito pelos negócios dos pequenos e médios produtores».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...