Apresentados resultados do uso do sistema Héliosec da Syngenta na Taylor’s

Foi divulgado recentemente um estudo da Fundação Porto Protocol sobre os resultados da implementação do sistema Héliosec, da Syngenta, em quintas da Taylor’s, empresa produtora de Vinho do Porto. Segundo a Syngenta, o estudo indica que «o Héliosec permitiu recuperar e eliminar em média 24 litros de águas residuais por hectare de vinha, e por ano, em cada tratamento realizado».

Na Taylor’s, o sistema para eliminar as águas residuais resultantes dos tratamentos fitossanitários foi implementado pela primeira vez na Quinta da Roeda [na imagem], no Pinhão, em 2011, e posteriormente na Quinta da Terrafeita, em Celeirós, no ano de 2018. Os resultados destas duas implementações foram monitorizados pela equipa técnica da Taylor’s ao longo dos anos, tendo sido usados no estudo realizado pela Fundação Porto Protocol – uma organização internacional, fundada pela empresa Taylor’s Fladgate Port, que reúne centenas de empresas comprometidas em contribuir para a mitigação das alterações climáticas.

A Syngenta sublinha que este sistema «actua por desidratação natural, através da acção do sol e do vento, eliminando definitivamente os restos de calda que resultam da lavagem do depósito dos equipamentos de aplicação, após cada tratamento das vinhas». A empresa refere também que o Héliosec é utilizado «por outras empresas vitivinícolas de referência, tais como a Bacalhoa Vinhos de Portugal e a Sogrape, e por viticultores individuais».

De acordo com a Syngenta, foi inaugurado em 2019, no concelho de Cantanhede, o primeiro Centro Comunitário de Lavagem de Pulverizadores em Portugal, incluindo o sistema Héliosec. A empresa explica que se trata de uma iniciativa da Junta de Freguesia da Cordinhã, com o apoio da Syngenta, que beneficia cerca de 250 viticultores da região da Bairrada.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...