EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva 2021

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou a sexta edição do “Anuário Agrícola de Alqueva”, documento que apresenta um conjunto de dados sobre «os sistemas de produção existentes e potenciais» no âmbito do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA). Segundo a EDIA, «as taxas de adesão têm aumentado sustentadamente desde 2008, e neste momento já foi atingida a “velocidade de cruzeiro” na operação e utilização deste empreendimento, com uma taxa a ultrapassar os 95%».

De acordo com o documento, as culturas permanentes representam 84% da área ocupada, com 95.684 hectares. Também se assinala que, quanto à origem do investimento, «enquanto que nas culturas anuais são quase exclusivamente portugueses, nas culturas permanentes os investidores estrangeiros têm algum peso». Ao nível de tendências, é referido que se assistiu «ao aparecimento de tendências inflaccionistas, quer a nível dos preços dos produtos, quer principalmente a nível dos factores de produção», um impacto que «foi de certa forma mitigada pelo facto de grande parte destes já terem sido adquiridos previamente, sendo ainda assinalada «a ocorrência de situações de carência de mão-de-obra».

A EDIA sublinha que a primeira fase do EFMA, abrangendo cerca de 120.000 hectares de regadio, está concluída e que já se iniciou a construção da segunda fase, que irá permitir irrigar mais cerca de 50.000 hectares, sendo que, destes, 10.000 estão prontos a regar na campanha de rega de 2022. O “Anuário Agrícola de Alqueva 2021” sistematiza informação das várias culturas e variedades com potencial agrícola em Alqueva, a sua rentabilidade económica, bem como análises às tendências variáveis de mercados nacionais e internacionais, com o objectivo de fornecer um quadro para «auxiliar os agricultores, técnicos e investidores que queiram desenvolver e/ou estudar actividades agrícolas sustentáveis na região», lê-se no documento.

Este documento resulta da recolha de informação sobre as culturas, junto de especialistas, de produtores da região, informação de documentos, artigos e outra bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do sector, bem como dos dados fornecidos pelo programa Sistema de Apoio à Determinação da Aptidão Cultural (SISAP), que permite determinar a aptidão agronómica para uma determinada cultura. Para o “Anuário Agrícola de Alqueva 2021”, que pode consultar aqui, também foram consultados dados e informação do Instituto Nacional Estatística (INE), do Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP) e de outras instituições ligadas ao Ministério da Agricultura.

ANUÁRIO_2021

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...