Veracruz estabelece parceria com Syngenta para instalar nos seus amendoais margens Operation Pollinator

A empresa de produção de amêndoa Veracruz assinou no ano passado um protocolo de colaboração com a Syngenta, empresa fornecedora de soluções para culturas agrícolas, no âmbito do qual foram instaladas margens multifuncionais Operation Pollinator, da Syngenta, nos amendoais da Veracruz, situados na Beira Baixa. A par da instalação, o protocolo envolve ainda a «avaliação do efeito destes prados floridos na atracção de insectos polinizadores e da sua influência na produção da amêndoa e na biodiversidade dos pomares», sendo a Universidade de Coimbra a entidade responsável pela avaliação científica do projecto.

Um comunicado conjunto das duas empresas explica que as margens multifuncionais foram instaladas nos pomares da Veracruz, localizados em Idanha-a-Nova e no Fundão, em Outubro de 2021 e que o seu impacto é monitorizado pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, através do FLOWer Lab. «Os investigadores procedem à identificação e contagem dos grupos de insectos polinizadores, antes e durante a floração da margem, a diferentes distâncias dentro da cultura, com o objectivo de avaliar o impacto e a magnitude destes prados floridos na comunidade de polinizadores e os serviços que estes prestam ao amendoal», refere o comunicado.

É sublinhado que, embora a Veracruz utilize variedades de amêndoa autoférteis, «que em teoria não precisam de insectos para polinização, a empresa acredita que a atracção de polinizadores pode ser benéfica para a produção da amêndoa». O conceito do programa Operation Pollinator – criado pela Syngenta há mais de uma década – consiste em semear, ao longo dos pomares, «margens com espécies de plantas floridas (coentros, colza, sanfeno, trevos, ervilhaca ou tremocilha, entre outras) que servem de abrigo e alimento para os insectos benéficos», os quais «prestam serviços ao agricultor, tais como a polinização das culturas e o combate a pragas», sendo a meta deste programa «melhorar a polinização das culturas» e «aumentar a biodiversidade dos campos agrícolas».

2

«Um dos nossos pilares é apoiar a produção de conhecimento científico que nos ajude a reforçar a eficiência produtiva, a sustentabilidade e a qualidade das nossas amêndoas» indica Gustavo Ramos, director-geral da Veracruz. «Com o programa Operation Pollinator, queremos compreender melhor a forma como a diversificação do enrelvamento dos amendoais pode atrair polinizadores para as nossas plantações e avaliar a real importância destes insectos para a cultura da amêndoa.»

Gustavo Ramos afirma também que «temos como meta partilhar o conhecimento e as boas práticas com outros produtores da fileira», porque «sem produção de conhecimento não há evolução», acrescentando que «acreditamos que parcerias como esta, com a Syngenta e a Universidade de Coimbra, são fundamentais para uma agricultura de futuro». Sílvia Castro, investigadora do FLOWer Lab, que estuda a polinização e o seu papel na promoção da sustentabilidade e resiliência dos ecossistemas agrícolas, comenta que «as margens funcionais, como as desenvolvidas no programa Operation Pollinator, constituem uma prática local que promove a biodiversidade e, por isso, pode ser uma acção de conservação, ao mesmo tempo que promove comunidades funcionais prestadoras de serviços aos sistemas agrícolas adjacentes».

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade

Notícias relacionadas

clementines-318210_1280
Inscrições abertas para nova edição da Academia do Centro de Frutologia Compal
A Academia do Centro de Frutologia Compal abre as candidaturas para a edição...
olival
CEPAAL organiza a 1 de Abril webinar sobre doenças da oliveira e visita de campo a 2 de Abril
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) realiza a 1 de...
20240624_121000a
Lusomorango realiza encontro de produtores a 31 de Março no Centro de Investigação para a Sustentabilidade
No dia 31 de Março, entre as 10h30 e as 12h30, o Centro de Investigação para...
IMG-20231003-WA0005
GPP disponibiliza base de dados sobre evolução das explorações agrícolas
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou...