60.ª Feira Nacional de Agricultura de 8 a 16 de Junho em Santarém

De 8 a 16 de Junho, o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, vai ser palco da 60.ª Feira Nacional de Agricultura/70.ª Feira do Ribatejo. Neste ano, celebra-se ainda o 30.º aniversário do CNEMA – estrutura que em 1994 acolheu pela primeira vez a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo – e os três aniversários em simultâneo serão destacados numa exposição situada no átrio exterior da entrada principal do CNEMA, com fotografias, cartazes, anotações históricas e documentários.

A organização, a cargo do CNEMA, fala numa «edição histórica» e «muito especial», em que o tema central será a pecuária extensiva, «uma actividade rentável e sustentável que ocupa 64% da superfície agrícola útil do território nacional», indica a administração do CNEMA. Vão ter lugar vários seminários e debates associados a este tema e haverá a habitual montra das raças autóctones de bovinos, equinos, galinhas, caprinos, ovinos e suínos. Nos Claustros do CNEMA, estarão presentes associações de raças autóctones e empresas ligadas à pecuária, num espaço onde também estará patente a exposição do concurso de fotografia “Raças animais autóctones de Portugal – Conservar a biodiversidade”, promovido pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e que recebeu quase seis centenas de imagens.

Durante os nove dias do certame, haverá espaços de exposição – de maquinaria, equipamentos, serviços, factores de produção e produtos agroalimentares, entre outras vertentes –, restauração, gastronomia, culinária, animação (com, por exemplo, largadas de toiros, provas equestres, música popular e concertos). Também vão ocorrer diversos seminários e debates, dos quais deixamos alguns destaques: “Fórum Garantia Mútua” (11 de Junho), “Agrometeorologia – Produtos e plataformas para o sector agrícola” (11-6), “Água na agricultura” (11-6), “Oportunidades e desafios da valorização de resíduos agrícolas na produção de biometano” (11-6), “Multienergia” (11-6), “I Simpósio sobre vitivinicultura do Tejo” (12-6), “XI Conferência Nacional de Jovens Agricultores” (12-6), “Mercado voluntário de carbono: Desafios e oportunidades” (12-6), “Azeite em perspectiva: Sustentabilidade, inovação, futuro” (13-6), “Agricultura e desenvolvimento local” (13-6), “Agricultura circular e digital” (13-6), “B-Rural: A agricultura evoluiu, só você é que não viu” (13-6), “Inovação em agricultura no âmbito do PRR” (13-6), “Semear o futuro” (13-6), “Novas tecnologias ao serviço da agricultura” (13-6), “Workshop agricultura regenerativa” (14-6), “As Indicações Geográficas – Que futuro em Portugal?” (14-6), “Conferência ibérica” (14-6), “Agricultura e ambiente: Desafios para o sector agroalimentar” (14-6), “Abordagem da agricultura biológica no sector hortícola” (14-6) e “O primeiro ano de implementação do PEPAC” (15-6).

No dia 11 de Junho, a entrada na Feira Nacional de Agricultura é gratuita. Pode consultar a lista de expositores e obter mais informações sobre a edição de 2024 deste evento anual aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

2a
Jorge Tomás Henriques renova mandato como presidente da FIPA
3a
60.ª Feira Nacional de Agricultura de 8 a 16 de Junho em Santarém
Luís Simões inaugura quatro novos Centros de Operações Logísticas
Luís Simões dispõe de quatro novos centros de operações logísticas

Notícias relacionadas

2a
Jorge Tomás Henriques renova mandato como presidente da FIPA
Jorge Tomás Henriques foi recentemente reeleito, pela oitava vez consecutiva,...
Luís Simões inaugura quatro novos Centros de Operações Logísticas
Luís Simões dispõe de quatro novos centros de operações logísticas
O operador logístico Luís Simões instalou quatro novos Centros de Operações...
Photo © 2023 - ASV Photography Ltd.www.ASVphotos
V Organic Food & Eco Living Iberia a 4 e 5 de Junho em Madrid
O Hall 4 do Ifema, em Madrid, Espanha, acolhe nos dias 4 e 5 de Junho a quinta...
cebola
Agrogarante disponibiliza análise sectorial sobre cebola
O sub-sector da cebola constitui o tema do mais recente documento de análise...