3º Congresso Europeu do Arroz debate alterações climáticas e gestão da água em Lisboa

Na quarta-feira, 15 de Novembro, realiza-se em Lisboa o 3º Congresso Europeu do Arroz. O evento faz parte do projecto trienal Sustainable EU Rice – Don’t Think Twice, que visa promover e valorizar o arroz japónica europeu, realçar a sustentabilidade ambiental da sua produção e sensibilizar os consumidores para os seus elevados padrões de qualidade.

Depois de Paris e Milão, a terceira edição do Congresso Europeu do Arroz chega a Lisboa, atraindo chefes de cozinha, jornalistas, influencers, agrónomos e investigadores ao Eurostars Universal Lisboa (Avenida D. João II, lote1.12.1, Parque das Nações).

O encontro abordará um tema muito ligado à actualidade: a relação essencial entre a cultura do arroz e a água, na sequência das alterações climáticas.

Marco Romani, chefe do Departamento de Agronomia e Protecção das Culturas do Centro de Investigação do Arroz, falará sobre a sustentabilidade agronómica e ambiental da cultura do arroz, com particular destaque para o uso sustentável dos recursos hídricos.

Corrine Romero, secretária-geral do Syndicat des Riziculteurs de France et Filière, falará em seguida sobre as técnicas agrícolas que contribuem para a preservação do equilíbrio ecológico das zonas húmidas e para a protecção da biodiversidade, enquanto Pedro Monteiro, presidente da Casa do Arroz, ilustrará o património varietal único do arroz japónica português.

No final da conferência, haverá um momento para a imprensa, durante o qual os representantes das três entidades promotoras, o director-geral do Ente Nazionale Risi, Roberto Magnaghi, o presidente da Casa do Arroz, Pedro Monteiro, e Corrine Romero, do Syndicat des Riziculteurs de France et Filière, apresentarão os objectivos do projecto e os resultados das iniciativas promovidas até ao momento.

Para evidenciar a diversidade do arroz europeu na preparação de diferentes receitas, das mais tradicionais às mais inovadoras, seguir-se-á uma sessão de showcooking, durante a qual um chef criará ao vivo pratos à base de arroz, sublinhando o papel preponderante deste cereal na tradição gastronómica europeia.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023

Notícias relacionadas

José Manuel Fernandes
José Manuel Fernandes é ministro da Agricultura e Pesca do XXIV Governo Constitucional
O até agora eurodeputado José Manuel Ferreira Fernandes é o nome proposto para...
3b
Santarém recebe III Colóquio sobre o Uso Sustentável dos Pesticidas a 24 de Maio
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém (ESAS) vai ser...
Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...