300 escolas juntam-se à APCOI para incentivar portugueses a comer fruta

A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil lançou no seu site (aqui)  uma campanha de âmbito nacional para incentivar os portugueses a seguirem o exemplo das 354 mil crianças que até ao momento já participaram no projecto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» aumentando o seu consumo diário de fruta, através da ingestão de pelo menos uma dose extra, no lanche da manhã ou da tarde.

A mais recente campanha da APCOI reúne no site uma colectânea com mais de 400 fotografias criadas por escolas de todos os distritos e regiões autónomas que pretendem alertar para o baixo consumo de fruta da população portuguesa: metade dos portugueses não atinge as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para ingestão de pelo menos 5 porções diárias de fruta e produtos hortícolas, segundo dados do Inquérito Alimentar Nacional e de Actividade Física (IAN-AF). O consumo reduzido destes alimentos essenciais é indicado pela OMS como um dos dez principais factores de risco associados ao desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade.

Mário Silva, presidente da APCOI, afirma que «aumentar substancialmente a ingestão diária de fruta e outros alimentos de origem vegetal é a principal acção global a tomar para combater a obesidade e travar o aumento do aquecimento global, por ser esta a categoria alimentar com maiores benefícios nutricionais na prevenção de doenças e cuja produção tende a ser mais ecológica”.

Milhares de alunos, de todo o País, que já estão a comer fruta diariamente no lanche escolar, aceitaram o convite da APCOI para participar nesta campanha que pretende alertar sobre a importância deste alimento para a saúde e convidam toda a população a escolher a melhor de entre 400 fotografias a concurso no site.

As fotografias que até 10 de Fevereiro consigam angariar 200 votos por telefone ou 2000 gostos no Facebook serão finalistas e as respectivas escolas serão premiadas.

A votação por telefone para eleger as fotografias finalistas é a vertente solidária desta campanha, revertendo 100% da receita de cada chamada (custo de 0,60€ +IVA) como donativo para oferecer fruta a crianças que não podem levar lanche para a escola. Desde 2015, a APCOI já distribuiu gratuitamente mais de 50.000 peças de fruta nas escolas portuguesas.

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores

Notícias relacionadas

3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
Com sede em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a Carmo & Silvério é a organização...
MultispecCam_tractor
Conferência em Leiria a 10 de Abril sobre tecnologias e inovação no sector agroalimentar
“Tecnologia e inovação no sector agroalimentar” é o tema de uma conferência...
corn-65304_1280
Campanha do milho 2024 analisada por meia centena de agricultores
No passado dia 27 de Março, a Inês Silva – Agropecuária reuniu cerca de...
1a
Pedro Correia Botelho é o novo director comercial da Transitex no Porto
A operadora de logística global Transitex anunciou a nomeação de Pedro Correia...