De 21 a 24 de Março, a ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai marcar presença, com seis produtores nacionais, na WineCon Fine Wine Exhibition, que terá lugar no hotel Shangri-La, em Chengdu, China. A entidade, que é responsável pela marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”, explica que esta participação no evento se realiza «no âmbito da sua estratégia de expansão e valorização dos vinhos de Portugal no mercado asiático» e que os produtores «terão a oportunidade de apresentar os seus vinhos a um público qualificado de compradores, sommeliers e líderes da indústria».

Da programação da WineCon Fine Wine Exhibition fará parte um seminário, no dia 21 de Março, conduzido pelo wine educator Marshall Chen, com o tema “Emerging excellence: Portugal’s white wines – A journey through varieties and Styles”, o qual incluirá a apresentação de oito vinhos nacionais. A ViniPortugal indica que, «ainda com o intuito de fortalecer a imagem dos Vinhos de Portugal na China», vai decorrer no dia 25 de Março, na cidade de Macau, um seminário orientado pela wine educator Sofia Salvador, com 30 profissionais, a que se seguirá uma Prova dos Vinhos de Portugal, que contará com a presença de 13 empresas portuguesas e que será dirigida a 150 profissionais e 50 consumidores.

Estas iniciativas integram o Plano de Promoção da ViniPortugal para 2025, o qual, segundo a entidade – que é responsável pela marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal” –, «reafirma a sua missão de promover a excelência e diversidade dos Vinhos de Portugal a nível global». A propósito destas actividades no mercado chinês, Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, afirma que «a aposta no mercado asiático é estratégica para os Vinhos de Portugal e iniciativas como estas permitem-nos reforçar a notoriedade dos nossos vinhos junto de profissionais e consumidores exigentes», acrescentando que «a diversidade e qualidade das nossas castas têm um enorme potencial neste mercado e estamos empenhados em criar novas oportunidades para os produtores nacionais, através de acções que valorizem a identidade e a excelência dos vinhos portugueses».