O World of Wine (WOW), em Vila Nova de Gaia, recebeu o grande evento de encerramento da campanha europeia “A Shared Passion”, que contou com a presença de figuras de destaque do sector vitivinícola em Portugal. No dia anterior, o evento decorreu também em Madrid, no topo da Calle Alcalá, onde o melhor do universo vitivinícola espanhol esteve em destaque.
No total, mais de 120 convidados marcaram presença em ambos os eventos, que contou com dois protagonistas únicos: os Vinhos de Portugal e Espanha. Foi assim que as duas interprofissionais, a ViniPortugal e a OIVE, quiseram celebrar o sucesso da sua campanha europeia que, durante os últimos três anos, conseguiu cativar a atenção dos consumidores para o panorama vitivinícola europeu na Península Ibérica.
Os dois eventos tiveram uma dinâmica semelhante. Em ambos, o programa teve início com um balanço dos principais resultados da campanha, apresentados pela directora de Marketing da ViniPortugal, Sónia Vieira, e pela directora do OIVE, Susana García.
Ambas destacaram o profundo impacto que a campanha “A Shared Passion” teve junto dos consumidores europeus, destacando os mais de 79,2 milhões de viajantes alcançados através de acções em aeroportos e estações de comboio.
Outra componente fundamental da campanha foram as 22 viagens de estudo que permitiram a 150 jornalistas e outros influenciadores do sector do vinho conhecer, em primeira mão, uma grande parte da geografia vitivinícola portuguesa e espanhola, com a sua extraordinária riqueza.
O alcance das suas publicações, chegou a cerca de 15 milhões de consumidores europeus, muitos deles amantes do vinho e interessados em adquirir mais informações sobre este universo.
A isto, juntaram-se as redes sociais, com destaque para o Instagram, onde o perfil da A Shared Passion conta com mais de 15.000 seguidores, e, ainda, outras actividades dirigidas a um público profissional, como workshops ou jantares VIP. No total, o impacto da campanha ultrapassou largamente os 100 milhões de consumidores europeus.
Mesas redondas e provas
O evento contou ainda com uma mesa-redonda que serviu para analisar o mercado europeu do vinho, destacando o papel fundamental que Portugal e Espanha desempenham no mesmo, bem como discutir as suas perspectivas futuras.
No Porto, foi Dirceu Vianna Júnior (Master of Wine) que moderou a conversa com o tema “O mercado do vinho e seus desafios”. Já no evento de Madrid, a mesa-redonda contou com a moderação de Pedro Ballesteros (Master of Wine).
No encerramento, os participantes puderam desfrutar de seminários de degustação que traçaram uma viagem pelos vinhos de Portugal e Espanha.
No total, foram provados seis vinhos característicos de cada país para demonstrar a grande riqueza e diversidade enológica destes territórios.
O programa europeu A Shared Passion procura transmitir a qualidade dos vinhos de Portugal e Espanha graças à grande riqueza de castas e ao número de denominações de origem e indicações geográficas do vinho e, sobretudo, à paixão com que são elaborados.
Esta campanha financiada pela União Europeia destaca também a importância do sector vitivinícola em ambos os países pelo seu papel fundamental na sustentabilidade económica, social e ambiental de muitos dos seus municípios.
Mais informações, aqui.