A marca da Golegã, que produz molhos e temperos com “gosto português”, reportou um aumento das vendas em 300%, nos últimos quatro anos. Um terço desse crescimento é «fruto da internacionalização», diz Carlos Gonçalves, administrador da Mendes Gonçalves, que detém a marca Paladin.
A Mendes Gonçalves também cresceu e passou dos 14,5 milhões de euros em volume de negócios para os 30 milhões de euros. O número de empregados também passou dos 150 para os 250.
A internacionalização, uma das estratégias da marca, ficou marcada este ano pela inauguração de uma fábrica da Mendes Gonçalves em Angola, para servir esse propósito. Actualmente, a empresa está presente em mais de 30 países.
A investigação e desenvolvimento também é uma parte importante do trabalho da empresa. «Desenvolvemos, por ano, em laboratório, cerca de meia centena de novos produtos, que podem resultar em experiências gastronómicas diversificadas para consumidores exigentes», afiança o administrador.
A marca utiliza cerca de 90% de matéria-prima nacional para a produção dos seus molhos.