O Valorfito – sistema integrado de gestão de embalagens e resíduos em agricultura realizou no passado dia 22 de Março a cerimónia de entrega dos Prémios Valorfito 2012, cujo objectivo é reconhecer publicamente os Pontos de Retoma (PR’s) que se destacaram na sua actividade de recolha dos resíduos das embalagens dos produtos fitofarmacêuticos.
O desempenho dos Pontos de Retoma é determinante para o sucesso do sistema, uma vez que lhes cabe não só a recepção das embalagens vazias dos produtos fitofarmacêuticos, mas também uma acção pedagógica e sensibilizadora dos seus clientes para a necessidade de dar um destino correcto a estes resíduos.Os prémios, de periodicidade anual, são divididos por quatro categorias: Prémio Quantidade, Prémio Crescimento, Prémio Excelência e Prémio Investimento.
Os dois primeiros de âmbito regional e os dois últimos de âmbito nacional. Os prémios consistiram numa quantia em dinheiro, que reverteu para uma instituição de solidariedade social que cada Ponto de Retoma vencedor indicou previamente como beneficiária e um “voucher” de turismo em Portugal. O sucesso desta iniciativa levou já o Valorfito a confirmar a segunda edição dos Prémios Valorfito, em 2013.
Os PR`s vencedores na categoria de Prémio Quantidade foram:
Litoral Norte: J. OLIVEIRA & DOMINGUES
Interior Norte: PRORURAL
Ribatejo e Oeste: J. SOBRAL & DIAS
Alentejo: PROTEJAGRO
Algarve e Ilhas: MESSINAGRO
Quanto à categoria de Prémio Crescimento, os PR’s distinguidos foram
Litoral Norte: PINHO MAIA
Interior Norte: ECOCAMPO
Ribatejo e Oeste: BORREGO LEONOR & IRMÃO
Alentejo: AGROBEJA
Algarve e Ilhas: MARREIROS
Já no que respeita à categoria de Prémio Investimento, de âmbito nacional, destacou-se JOSÉ DA COSTA CALDAS & FILHOS, empresa sediada em Ponte de Lima.
O Prémio Excelência, também de âmbito nacional, foi arrecadado por A. CANO, um Ponto de Retoma de Beja.