A Câmara Municipal do Seixal tem vindo a desenvolver um projecto de criação de espaços agrícolas, destinados a promover a actividade agrícola em contexto urbano, que combinam hortas sociais e recreativas com a realização regular de várias actividades. Um destes espaços é o Núcleo Hortícola da Quinta da Trindade, situado na União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, que deverá entrar em funcionamento em breve.
Com uma área total de cerca de 10.000 metros quadrados, este espaço representa um investimento total de 140.000 euros. O Núcleo Hortícola da Quinta da Trindade vai funcionar em permanência e vai contar com actividades regulares: «reuniões plenárias bimensais, comemoração da data do aniversário, comemoração do Dia Mundial da Agricultura, mercado de rua Primavera-Verão».
O Núcleo Hortícola da Quinta da Trindade foi equipado pela Toscca – Equipamentos de Madeira, Lda, empresa certificada que fabrica e comercializa produtos e soluções para exterior em madeira. Neste espaço, a Toscca «construiu um edifício de 150 metros quadrados de apoio ao cultivo, que inclui seis divisões para arrumos hortícolas, duas casas de banho, uma copa e uma sala para convívio ou reuniões».
No espaço exterior, os talhões de cultivo do Núcleo Hortícola da Quinta da Trindade dispõem de um total de 4.759 metros quadrados. Assim, no Núcleo Hortícola da Quinta da Trindade estão instalados 37 talhões de cultivo, com sistema de rega integrado, quatro metros de vedação e 1.200 metros de lancil.
Pedro Pinhão, sócio-fundador da Toscca, salienta que é «bastante gratificante» «sabermos que estamos a contribuir para um projecto único como esta tipologia de hortas comunitárias, espaços de convívio, lazer e aprendizagem, tendo em conta a qualidade de vida dos moradores locais».