O Grupo Syngenta anunciou no fim de Setembro a integração de inteligência artificial generativa (GenAI) na sua plataforma de agricultura digital Cropwise, da qual resulta o lançamento do Cropwise AI. Esta nova solução está actualmente disponível para grupos seleccionados de clientes nos Estados Unidos da América e no Brasil e deverá chegar à Europa num futuro próximo.
Segundo a empresa, «um sistema de inteligência artificial generativa de ponta, projectado para aumentar a eficiência dos técnicos agrícolas e agricultores na escolha das melhores práticas de gestão das culturas». A entidade explica que, «recorrendo a algoritmos avançados de machine learning e análise de dados, o Cropwise AI capacita os produtores com informação detalhada e robusta para a tomada de decisão, com vista a optimizar a produtividade das culturas, melhorar a sustentabilidade e impulsionar a rentabilidade».
«O Cropwise AI recorre à vasta biblioteca de Modelos Agronómicos alojados no Cropwise Insight Engine, que inclui mais de 20 anos de informação meteorológica, condições do solo, mais de 80.000 observações sobre as fases de desenvolvimento das culturas e histórico de produtividade de ensaios de I&D e ensaios de campo», detalha a empresa, acrescentando que «toda esta informação está integrada com a ampla experiência agronómica da Syngenta». O Grupo Syngenta – que é composto por quatro unidades de negócio: Syngenta Crop Protection; Syngenta Seeds; Adama; Syngenta Group China – refere que, «combinado com um LLM (grande modelo de linguagem) multilíngue, o sistema faz recomendações à medida para aplicação precisa de factores de produção, posicionamento de produtos e estratégias para controlo de pragas e doenças, numa linguagem simples e fácil de entender».
Também se assinala que «a combinação única de dados e modelos ajuda os agricultores a tomar melhores decisões» e que, «utilizando os modelos de recomendação de sementes da Syngenta, a Cropwise AI ajuda os produtores a aumentar a produtividade em até 5%». «No início deste ano, o lançamento do GHX 2.0 com integração de inteligência artificial no Cropwise permitiu explorar todo o potencial dos dados dos agricultores. A actualização da aplicação GHX 2.0 permite agora que os utilizadores façam perguntas e obtenham respostas sobre produtos e desafios agronómicos – por exemplo, doenças com elevado impacto, como a provocada pelo fungo Rhytisma acerinum», realça a empresa.
O Grupo Syngenta indica que, entre os principais recursos do Cropwise AI figuram a recomendação de sementes e sementeira («fornece informação sobre sementes e utiliza algoritmos avançados de machine learning preditivo para obter recomendações de sementeira personalizadas»), modelagem preditiva («através de algoritmos de machine learning, prevê o desenvolvimento das culturas, o potencial de produção e os factores de risco, com base no histórico e em informação em tempo real») e agricultura de precisão («fornece recomendações específicas para aplicação optimizada de factores de produção em cada localização, minimizando o desperdício e maximizando a eficiência de recursos»). A empresa afirma que «pretende expandir as capacidades do Cropwise AI com recursos inovadores que revolucionarão ainda mais as práticas agrícolas», nomeadamente gestão avançada de pragas e doenças («futuras aplicações aproveitarão a visão computacional e o reconhecimento de imagem para detectar e identificar precocemente pragas e doenças, com vista a implementar estratégias de protecção proactivas e precisas») e análise de sustentabilidade («a Syngenta integrará análises de sustentabilidade para quantificar o impacto ambiental das práticas agrícolas e fornecer sugestões para reduzir a pegada de carbono»).
Feroz Sheikh, Chief Information and Digital Officer do Grupo Syngenta, considera que «o Cropwise AI representa um ponto de viragem na nossa jornada de transformação digital», acrescentando que, «ao combinar o nosso vasto conhecimento agronómico com recursos de inteligência artificial de ponta, trazemos o poder da GenAI para a agricultura, capacitando os produtores a tomar decisões baseadas em dados». Por sua vez, Elizabeth Fastiggi, chefe global de agricultura na Amazon Web Services, comenta que «o Cropwise AI é um exemplo pioneiro na indústria de como a GenAI pode ajudar a resolver importantes desafios agrícolas» e que «a Syngenta revolucionou o apoio à decisão, dando aos agricultores acesso facilitado a aconselhamento especializado», dizendo ainda que «estamos entusiasmados com esta parceria para aumentar a produtividade em todo o sistema agroalimentar».