Syngenta cresce acima do mercado português nos fitofármacos

O mercado nacional de produtos fitofarmacêuticos cresceu 2,6% em 2017, mas a Syngenta superou este resultado, com um crescimento de 10,2%, sustentado pelo bom desempenho dos insecticidas e dos fungicidas. A ambição da empresa é reforçar a sua quota de mercado em Portugal, contando para isso com um pipeline de produtos “revolucionários”.

«A Syngenta obteve um resultado excecional em Portugal no ano passado, um dos melhores de todas as regiões da Iberia», afirmou Javier Bardón, responsável comercial da Syngenta para a Península Ibérica, durante a reunião de lançamento da campanha 2018, realizada em Aveiro, a 2 de Março, onde esteve presente com toda a sua rede de distribuidores.

Destaca-se o crescimento assinalável das vendas da Syngenta no segmento dos insecticidas e dos fungicidas, que veio reforçar a posição da empresa no mercado nacional, num ano agrícola que foi dos mais difíceis da última década e meia, devido ao fenómeno da seca.

Javier Bardón, responsável comercial da Syngenta para a Península Ibérica
Javier Bardón, responsável comercial da Syngenta para a Península Ibérica

«Ainda assim, graças à diversidade do nosso portfólio e ao trabalho de parceria com a nossa distribuição, fomos capazes de entregar bons resultados em 2017», acrescentou Javier Bardón, considerando que em 2018 «é nas culturas especializadas (olival, vinha, fruticultura), onde os agricultores estão a obter boas rentabilidades, que antevemos maior segurança no mercado».

Nos últimos três anos, a Syngenta cresceu 9% no mercado nacional, tanto no negócio da protecção das culturas, como no negócio das sementes hortícolas. «Temos firmeza nas ideias, segurança na capacidade da distribuição e solidez na equipa da Syngenta, são esses os nossos trunfos para o futuro», revelou Paulo Machado, director comercial da Syngenta em Portugal(foto principal).

O elevado investimento da Syngenta no desenvolvimento de novas moléculas e na formulação de novos produtos comerciais – 1.300 mil milhões de euros/ano – é a trave mestra para a empresa continuar a inovar.

«Vamos revolucionar o mercado europeu dos fungicidas nos próximos três a quatro anos, lançando produtos formulados com base em moléculas de nova geração, que controlam diversas doenças causadas por fungos, em várias culturas agrícolas e em sementes, através de um novo modo de acção, sem resistências cruzadas com outros produtos», revelou Fran Quiroga, responsável pelo portfólio da Syngenta na Península Ibérica.

Fran Quiroga, responsável pelo portfólio da Syngenta na Península Ibérica
Fran Quiroga, responsável pelo portfólio da Syngenta na Península Ibérica

A curto prazo, a Syngenta lançará, ainda em 2018, o Affirm Opti, uma nova formulação do conhecido insecticida Affirm, especificamente estudado para controlo de lepidópteros em fruteiras; bem como o Carial Top, uma nova solução para o controlo do míldio e da alternaria nas culturas do tomate e da batata.

Reunião de distribuidores em Aveiro
Reunião de distribuidores em Aveiro
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