Acidentes com tractores dispararam em 2017 (sessão de esclarecimento)

A CONFAGRI, em colaboração com a ADIVAT – Associação de Desenvolvimento Integrado Vale do Távora e a Caixa de Crédito Agrícola de Vale do Távora e Douro realizam, no próximo dia 15 de Março, uma sessão de esclarecimento sobre o tema “Prevenção de Acidentes Agrícolas com Tractores e Máquinas Agrícolas. Formação Obrigatória”.

Esta iniciativa, que terá lugar no Auditório Municipal de Sernancelhe, pretende alertar para os riscos inerentes à condução de tractores e máquinas agrícolas e aconselhar quanto à forma de prevenir os acidentes de trabalho que resultam dessa actividade, ainda a principal causa de morte no sector.

Segundo os últimos dados da GNR, em 2017 morreram 61 pessoas ao volante de um tractor. Em média são cinco mortes por mês, uma vítima mortal por semana.
«Somando os números de vítimas mortais de 2013 a 2017, morreram em Portugal 358 pessoas em acidentes com tractores».

Segundo Francisco Silva, secretário-geral da CONFAGRI, «esta é uma fatalidade que seria evitável se a sociedade, em geral, e a comunidade agrícola, em particular, tomassem consciência desta problemática e assumissem o compromisso de mudar comportamentos, adoptando uma atitude responsável, de forma a contribuir efectivamente para a diminuição da sinistralidade em ambiente agrícola». Recorde-se que muitos dos acidentes ocorrem com viaturas desprovidas do “arco de Santo António”, uma estrutura fundamental para proteger o condutor.

Esta sessão pretende, também, sensibilizar para a obrigatoriedade da formação específica, ministrada por entidades acreditadas, como é o caso da CONFAGRI.

De acordo com a publicação do Decreto-Lei n.º151/2017, de 7 de Dezembro, tornou-se obrigatório que todos os condutores de tractores da categoria 2 e 3, para além da habilitação legal para conduzir, tenham formação adequada para a operação com veículos agrícolas.

Esta sessão de esclarecimento vai contar com as intervenções da ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho), que fará uma apresentação sobre a prevenção de acidentes e sobre as obrigações legais em matéria de segurança e saúde no trabalho; da GNR (Guarda Nacional Republicana), que irá abordar as disposições legais, estatísticas de acidentes e conselhos úteis na condução, bem como da CONFAGRI, para esclarecer as dúvidas sobre formação obrigatória para a condução e operação com tractores.

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”

Notícias relacionadas

Alqueva
EDIA disponibiliza Anuário Agrícola de Alqueva de 2023
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) disponibilizou...
4a
Grow Field Days promove visitas de campo com foco no microbioma do solo
No âmbito da iniciativa “Grow Field Days”, com o mote “De agricultor para agricultor!”,...
fig-972271_1280
Workshop “Figos para o Futuro: capacitar os pequenos produtores através do desenvolvimento de novos modelos de negócio”
O projecto InovFarmer.MED apresenta o seu primeiro workshop, focado na cadeia...
FLF 250_entrevista_porbatata
«Tem de haver uma maior partilha de risco»
As perpespectivas para a campanha, os problemas com a batata de semente e o...