A 9 de Setembro, a Cooperativa Agrícola da Póvoa de Varzim organizou um dia de campo dedicado ao milho, com a apresentação dos resultados de um campo de ensaio de variedades. O campo teve a participação de várias empresas de sementes de milho, entre elas a Syngenta, que apresentou os resultados das suas variedades SY Hydro (foto de abertura) e SY Helium (foto em baixo).
Estas duas variedades foram desenvolvidas com a tecnologia Artesian, «que se destaca pela elevada produtividade mesmo em situações de défice hídrico», refere a empresa em comunicado. Segundo a Syngenta, estas variedades «expressaram todo o seu potencial produtivo». «O Hydro estava exuberante, como é normal nesta variedade, e o Helium, apesar de visualmente menos atractivo, destaca-se por dar bastante peso e silagem de boa qualidade», afirma Eduardo Lopes, consultor de sementes Syngenta na região.
No campo de ensaio de variedades de milho, foi aplicado um programa de controlo de infestantes e pragas exclusivo da Syngenta. A estratégia consistiu, numa primeira fase, em incorporar o herbicida Lumax no solo com rotofresa antes da sementeira. Posteriormente, foram colocadas armadilhas para monitorizar as pragas, «com vista a determinar quando e se seria necessário realizar tratamento insecticida, o que não veio a ocorrer, devido à baixa pressão de insectos».
A empresa garante que «o tratamento herbicida foi eficaz, estando o campo totalmente livre de infestantes». «Com aplicação do herbicida em pós-emergência podemos perder cerca de 15% da produção de milho, enquanto se for aplicado em pré-emergência controla as infestantes numa fase precoce, o que diminui a competição entre estas e o milho, aumentando a rentabilidade do agricultor», explica Pedro Martins, Field Expert da Syngenta no Norte e Centro do País.
Entretanto, a Syngenta anunciou que vai lançar, em 2018, uma nova variedade de milho, SY Gladius, «um milho com um enorme potencial para silagem, porque é uma variedade com elevado índice de matéria verde, boa relação espiga/planta, uma excelente sanidade e excelente staygreen». Nos ensaios realizados com esta variedade no Minho e nos Açores, «este ano conseguimos resultados muito bons», indica Eduardo Lopes.