STEF investe 13 milhões de euros em nova plataforma logística

A STEF, empresa especializada em serviços de transporte e logística de produtos alimentares com temperatura controlada, acaba de lançar a 1ª pedra da nova plataforma logística que irá construir na cidade da Maia.

Em Portugal, a empresa conta, actualmente, com 12 infraestruturas distribuídas de Norte a Sul, estando prevista a conclusão da nova no Verão de 2025.

O Grupo, de origem francesa, está presente em Portugal desde 1995 e, ano após ano, tem vindo a crescer.

«Nesse sentido, nasce a necessidade de construir uma nova plataforma que acompanhe esse desenvolvimento e densifique a rede de distribuição da empresa», explicam.

Serão investidos 13 milhões de euros no novo empreendimento, que estará 100% nos activos da STEF.

Com a construção da plataforma, a empresa pretende «acompanhar os actores da indústria agroalimentar a Norte do rio Douro e criar oportunidades para se desenvolverem em Portugal e no resto da Europa, efectuando transportes mais rápidos através de serviços logísticos inovadores e diferenciados.

«A plataforma que hoje apresentamos é mais um passo na trajectória de ambição e aposta em Portugal, permitindo-nos dar melhores respostas a uma cadeia de valor cada vez mais exigente, para além de continuar a ser parte activa e central no desenvolvimento do sector da restauração e alimentação em Portugal e na Europa», refere Mickael Tomas, director-geral da STEF Portugal. 

Sobre a localização da nova plataforma, o director sublinhou ainda que «ao fortalecer a nossa rede de distribuição nesta região cumprimos um dos nossos princípios com os clientes/parceiros de cada dia: estar próximo».

As instalações serão mais modernas e com tecnologias cada vez mais ecológicas, para estarem alinhadas com a política “Moving Green” do Grupo, como por exemplo: painéis fotovoltaicos que irão cobrir 15 a 20% do consumo anual de energia da plataforma e um grupo de frio com um gás natural NH3 (isento de HFCs) amigo do ambiente que não prejudica a camada de ozono: GWP =0.

«Os espaços de trabalho foram pensados para melhorar a qualidade de trabalho dos funcionários STEF e parceiros e as novas tecnologias implementadas irão facilitar o cumprimento das funções dos operadores», salientam ainda.

A nova plataforma ocupará um terreno com uma dimensão total de 55.000 m², possuirá um cais de refrigerado, com uma área total de 5.000 m² e uma câmara de congelados com 1.200 m². Terá 42 portas de cais e garantirá temperaturas controladas, com o cais de transporte refrigerado entre +2/+4ºC e a câmara de congelados entre -20/-25ºC.

A área de escritórios estará distribuída por dois pisos. Conta ainda com uma instalação de lavagem para a higienização da frota própria. 

«Com as novas instalações, o Grupo STEF não só fortalece a sua presença em Portugal, como também contribui para o crescimento da indústria agroalimentar, criando oportunidades de desenvolvimento e impulsionando a economia local» conclui a empresa de transporte e logística.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira

Notícias relacionadas

weather-2850093_1280
IPMA lança Plataforma Agroclimática para apoiar sector agroflorestal
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apresentou oficialmente a...
almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
No dia 10 de Abril de 2025, no Auditório do Edifício-Sede da Câmara Municipal...
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira
A Syngenta lançou em Portugal o fungicida Miravis, destinado ao controlo da...
batata consumo1
Fórum da batata a 22 de Abril em Santarém
Realiza-se a 22 de Abril, na Escola Superior Agrária de Santarém, o “Fórum Batata:...