Nos dias 3, 4 e 5 de Dezembro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) promove três sessões de esclarecimento sobre o apoio à construção de charcas e reservatórios. Estes eventos decorrem na sequência da publicação, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) de Portugal, do Aviso do concurso “Investimento agrícola para melhoria do desempenho ambiental – Construção de charcas e reservatórios” (Intervenção C. 2.1.2).
As sessões de esclarecimento têm lugar em Tavira (a 3 de Dezembro, na sede da Associação dos Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve, pelas 17h00, em Silves (4 de Dezembro, pelas 15h00, na sede da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão) e em Odiáxere (5 de Dezembro, pelas 16h00, na sede da Associação de Regantes e Beneficiários do Alvor). A CCDR Algarve refere que estas sessões se realizam «enquadradas no âmbito de uma estratégia de proximidade e esclarecimento na implementação das medidas».
O aviso, com indicação de ser o «primeiro concurso» nesta tipologia (“Construção de charcas e reservatórios”), tem candidaturas abertas desde 8 de Novembro e está em curso até 15 de Janeiro de 2025. Pode obter mais informações sobre o aviso aqui.
A CCDR Algarve sublinha que este aviso, «com foco no aumento da capacidade de armazenamento de água nas explorações agrícolas, visa apoiar a construção de charcas e reservatórios, na senda do aumento da eficiência e resiliência hídrica e na sustentabilidade da produção agrícola».