Decorreu a 26 de Julho, em Luanda, o seminário “Angola e o investimento agrícola – Parcerias”, promovido pelo Banco BIC e pelo Ministério da Agricultura de Angola. Subordinado ao lema “Diversificar é crescer – A semear o futuro” o evento contou com a presença de empresários angolanos e portugueses e dos ministros da agricultura dos dois países: Pedro Afonso Canga, de Angola, e Luís Capoulas Santos, de Portugal – que fez uma visita de quatro dias a este país africano.
O seminário foi dividido em três painéis, sobre os temas produção agrícola, pecuária e financiamento da agro-indústria, com representantes de empresas e entidades angolanas e portuguesas – como a Campotec, a Abrunhoeste, a Vale da Rosa, a Euroeste e a Confederação dos Agricultores de Portugal, entre outras.
Em complemento, decorreu um programa de visitas a explorações agrícolas. No dia 25, foram visitadas a Angolaves, Agro-lider e Turiagro (estas duas no Perímetro Irrigado de Caxito). A 26 foi visitada a Fazenda 3N, na Província de Huíla (Lubango). No dia 28 foi a vez do município do Quibala, Cuanza Sul, com uma visita às fazendas Santo António e Agro-lider.
Na edição de Setembro da Frutas, Legumes e Flores iremos publicar mais informação sobre este evento.