No dia 16 de Fevereiro, a Fundação AIP (Associação Industrial Portuguesa), em Lisboa, promoveu um encontro sobre o Uruguai. O objectivo foi dar a conhecer o país da América do Sul e potenciar relações comercais entre Portugal e o Uruguai.
Com esse mesmo fim, será organizada entre 17 e 23 de Abril, a Semana de Portugal no Uruguai. «O enfoque [da iniciativa] será comercial e económico. Pretende-se aumentar a visibilidade dos produtos portugueses em grandes cadeias de supermercados, nas lojas freeshops (localizada na fronteira com o Brasil) e lojas gourmet», explicou Filipe Vasconcelos Romão, da Câmara de Comércio Portugal – Atlântico Sul, uma instituição que nasceu em 2015 com o propósito de fortalecer as relações entre aqueles dois países.
Os empresários portugueses interessados em participar na Semana de Portugal naquele país sul-americano podem inscrever-se através do site fundacaoaip.pt/missao-empresarial-a-montevideu
No evento em Lisboa, a embaixadora do Uruguai em Portugal, Brígida Scaffo Erviti, salientou que o seu país «tem diversas medidas que favorecem o investimento estrangeiro». Paula Leite, da agência Uruguai XXI, reforçou esta ideia e disse ainda que o país é «um importante hub logistico. Integra o Mercosul e pode ser uma plataforma de exportação para outros mercados próximos».
Já existem empresas portuguesas a operar no Uruguai. A título de exemplo esteve no encontro de dia 16 Luís Mira Oliveira, do Grupo ETE. Dedicados à logística, o Grupo ETE está a trabalhar no transporte de madeira para uma empresa de produção de pasta de papel localizada no Uruguai.
No primeiro ano completo de actuação, Luís Mira Oliveira disse que tiveram «um volume de negócios de 10 milhões de dólares». A actuação do Grupo passa por transportar entre dos portos fluviais, uma distância de 166 quilómetros, 5,5 mil toneladas de madeira diariamente, numa operação ininterrupta.