Reforçar a exportação de hortofrutícolas portugueses para a Alemanha

O protocolo estabelecido entre a Lidl e um conjunto de empresas produtoras de pêra Rocha já permitiu exportar, desde 2014, um total de 7.500 toneladas deste fruto – o equivalente a 54 milhões de peras – para as lojas desta cadeia de distribuição na Alemanha. Ao abrigo do protocolo foram exportadas 2.500 toneladas no primeiro ano e 5.000 toneladas no segundo. Pretende-se continuar a aumentar o volume exportado e eventualmente atingir uma “velocidade cruzeiro” de 10.000 toneladas de pêra Rocha por ano. Estes dados foram apresentados num evento especial realizado na nova loja da Lidl de Sacavém (Loures), no dia da sua inauguração – 25 de Fevereiro.

Foi hoje anunciado também que estão actualmente em curso negociações entre a Portugal Fresh e a Lidl para realizar um protocolo similar de exportação de abóbora butternut de Portugal para a Alemanha – um produto que este país importa sobretudo de Itália. O presidente da Direcção da Portugal Fresh, Manuel Évora, agradeceu «o trabalho espectacular» da Lidl e o «desafio» para exportar também abóbora, afirmando que é interessante para Portugal, porque esta cultura tem «muitos pequenos produtores». Manuel Évora enalteceu ainda a negociação conjunta aplicada neste protocolo e que agora também é necessário fazer os portugueses «consumir mais fruta e legumes – este é o grande desafio». Capoulas Santos, ministro da Agricultura, que participou neste evento, realçou o «esforço das organizações de produtores» e mostrou-se confiante de que será possível atingir o equilíbrio da balança comercial do agro-alimentar.

O evento serviu para «celebrar os excelentes resultados alcançados [na exportação de produtos portugueses] desde 2014 até agora», indicou Pedro Monteiro, director geral de compras da Lidl Portugal. A loja da Lidl em Sacavém representou um investimento de cinco milhões de euros e apresenta um novo conceito, ao nível da imagem e da organização.

O protocolo com a Lidl para exportar pêra Rocha para a Alemanha foi estabelecido com a colaboração da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal. O Agrupamento Complementar de Empresas (ACE) Fresh Fusion criado para este fim já reúne 15 organizações de produtores de pêra Rocha, que representam cerca de 1.000 produtores.

A Lidl, que dispõe de cerca de 10.00 lojas em vários países, tem vindo a facilitar a exportação de produtos agro-alimentares portugueses para Inglaterra, Irlanda, França, Espanha e, desde 2014, também para a Alemanha. Como referiu Pedro Monteiro, «ajudámos a exportar mais de 12.000 toneladas de pêra Rocha, mais de 1.700 toneladas de melancia – para Espanha e França – e mais de 2.700 toneladas de framboesas para a Alemanha», além de azeite, vinhos e leguminosas.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação

Notícias relacionadas

ASCENZA_Logo+Claim_CMYK
Miringo Prays: Ascenza lança solução de controlo biológico da traça do olival e do limoeiro
A Ascenza anunciou o lançamento do Miringo Prays, uma feromona de confusão sexual...
JBF_2889
Vitacress firma parceria com STEF para entrega nacional de produtos frescos
Começou a funcionar a 31 de Março uma parceria estratégica estabelecida entre...
2a
Centros de Competências organizam em Coimbra a 22 de Abril conferência sobre inovação e investigação
O Auditório Principal da Escola Superior Agrária de Coimbra vai ser palco, no...
vinho verde
ViniPortugal realiza provas nos EUA a 4 e 7 de Abril
A ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, vai realizar duas provas...