Reforçar a exportação de hortofrutícolas portugueses para a Alemanha

O protocolo estabelecido entre a Lidl e um conjunto de empresas produtoras de pêra Rocha já permitiu exportar, desde 2014, um total de 7.500 toneladas deste fruto – o equivalente a 54 milhões de peras – para as lojas desta cadeia de distribuição na Alemanha. Ao abrigo do protocolo foram exportadas 2.500 toneladas no primeiro ano e 5.000 toneladas no segundo. Pretende-se continuar a aumentar o volume exportado e eventualmente atingir uma “velocidade cruzeiro” de 10.000 toneladas de pêra Rocha por ano. Estes dados foram apresentados num evento especial realizado na nova loja da Lidl de Sacavém (Loures), no dia da sua inauguração – 25 de Fevereiro.

Foi hoje anunciado também que estão actualmente em curso negociações entre a Portugal Fresh e a Lidl para realizar um protocolo similar de exportação de abóbora butternut de Portugal para a Alemanha – um produto que este país importa sobretudo de Itália. O presidente da Direcção da Portugal Fresh, Manuel Évora, agradeceu «o trabalho espectacular» da Lidl e o «desafio» para exportar também abóbora, afirmando que é interessante para Portugal, porque esta cultura tem «muitos pequenos produtores». Manuel Évora enalteceu ainda a negociação conjunta aplicada neste protocolo e que agora também é necessário fazer os portugueses «consumir mais fruta e legumes – este é o grande desafio». Capoulas Santos, ministro da Agricultura, que participou neste evento, realçou o «esforço das organizações de produtores» e mostrou-se confiante de que será possível atingir o equilíbrio da balança comercial do agro-alimentar.

O evento serviu para «celebrar os excelentes resultados alcançados [na exportação de produtos portugueses] desde 2014 até agora», indicou Pedro Monteiro, director geral de compras da Lidl Portugal. A loja da Lidl em Sacavém representou um investimento de cinco milhões de euros e apresenta um novo conceito, ao nível da imagem e da organização.

O protocolo com a Lidl para exportar pêra Rocha para a Alemanha foi estabelecido com a colaboração da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal. O Agrupamento Complementar de Empresas (ACE) Fresh Fusion criado para este fim já reúne 15 organizações de produtores de pêra Rocha, que representam cerca de 1.000 produtores.

A Lidl, que dispõe de cerca de 10.00 lojas em vários países, tem vindo a facilitar a exportação de produtos agro-alimentares portugueses para Inglaterra, Irlanda, França, Espanha e, desde 2014, também para a Alemanha. Como referiu Pedro Monteiro, «ajudámos a exportar mais de 12.000 toneladas de pêra Rocha, mais de 1.700 toneladas de melancia – para Espanha e França – e mais de 2.700 toneladas de framboesas para a Alemanha», além de azeite, vinhos e leguminosas.

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas

Notícias relacionadas

plásticos
Lourinhã recebe acção de formação sobre economia circular e plásticos agrícolas
Nos dias 9, 10 e 11 de Abril, o auditório da Câmara Municipal da Lourinhã acolhe...
2a
CiB promove debate sobre propriedade intelectual e desenvolvimento de novas variedades de plantas
No dia 8 de Abril, entre as 10h00 e as 12h30, decorre no ITQB NOVA, em Oeiras,...
FLF 250_publirreportagem_fepal
Fepal alarga oferta de embalagens ecológicas
A Fepal, empresa de referência no sector da embalagem, tem seguido a estratégia...
Vinha Douro
ADVID realiza seminário sobre necessidades do sector vitivinícola e soluções
No dia 11 de Abril, o Teatro Municipal de Vila Real acolhe o seminário “Desafios...