Portugal Fresh quer promover hortofrutícolas no mercado interno

Manuel Évora, presidente da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, assegurou à Frutas, Legumes e Flores que, em 2016, a associação pretende focar-se na promoção dos hortofrutícolas em Portugal de modo a «inverter a tendência» na quebra de consumo destes produtos.

Para tal, a associação está a planear aproximação aos mercados tradicionais, através do estabelecimento de parcerias com as respectivas câmaras municipais; o congresso da Portugal Fresh, onde estarão reunidos os agentes do sector; o congresso internacional das organizações de produtores; e um desfile de moda, que terá lugar na área do Mercado da Ribeira dedicada à venda de hortofrutícolas.

A necessidade de promover o consumo interno de frutas e legumes é evidenciada através de números pormenorizados por Manuel Évora. Em 1999, a população portuguesa consumia 130 quilos de hortofrutícolas por ano per capita. Em 2012, esse valor diminuiu para os 112 quilos. 

Contudo, porque «o mercado interno não estica», a associação continuará a apostar na promoção externa. Como tal, já estão agendadas para este ano missões empresariais ao México, Colômbia e Alemanha. O primeiro é importante na medida em que, só na capital, se concentram cerca de 20 milhões de habitantes e a grande distribuição é «mesmo moderna», refere o presidente da associação. Já a Colômbia, por estar em crescimento e por ser um mercado onde empresas de distribuição nacionais já operam,é também importante. Por seu turno, a Alemanha é o maior importador de hortofrutícolas da União Europeia.

A Portugal Fresh mantém o objectivo de impulsionar a exportação de frutas e legumes para atingir o valor de 2.000 milhões de euros até 2020. Em 2015, as exportações do sector alcançaram os 1.200 milhões de euros.

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