PUBLIRREPORTAGEM: A importância da certificação dos produtos agrícolas

A segurança alimentar dos consumidores tem crescido nos últimos anos a nível mundial e continuará seguramente a crescer nos próximos, devido à preocupação crescente de consumir produtos de qualidade.

Quer consumidores, devido à comprovada relação entre o aparecimento de doenças crónicas e a qualidade da dieta alimentar, quer produtores, dada a evolução associada aos seus processos produtivos, quer empresas do sector, pelo reconhecimento comercial agregado, concentram os seus esforços na obtenção de produtos de qualidade.

A qualidade é um conceito complexo com várias dimensões. No produto agrícola, pressupõe, por exemplo, o cumprimento de requisitos exigentes ao nível organolético, químico e bacteriológico, só possíveis mediante o cumprimento de um processo de certificação rigoroso.

A certificação Global Gap tem como objectivo dar resposta ao cumprimento de requisitos que visam a obtenção de produtos agrícolas de qualidade, nomeadamente, a garantia de boas práticas agrícolas ao nível dos tratamentos fitofarmacêuticos, fertilização e rega.

Aspectos como a higiene, saúde e segurança dos trabalhadores, preservação ambiental, nomeadamente solo e água, mitigação de fraudes alimentares, controlo analítico do produto final, são salvaguardados no âmbito da certificação Global Gap.

O nível de especialização do processo de certificação é cada vez maior, comprovado pelo aparecimento de Add-ons à norma geral, nomeadamente o GRASP, que se traduz num controlo mais específico sobre as condições de trabalho.

O Global Gap é uma metodologia universal, isto é, aplicado num número cada vez mais alargado de países a nível mundial, pelo que o seu cumprimento é cada vez mais um requisito comercial a que as empresas portuguesas devem estar atentas, para trabalhar nos mais diversos mercados internacionais.

Com uma experiência de vários anos na implementação de processos de certificação, nomeadamente no apoio ao cumprimento dos requisitos e acompanhamento presencial nas auditorias, e tendo como foco a melhoria dos processos produtivos e a valorização comercial dos produtores agrícolas, continuo disponível para apoiar novos produtores agrícolas que pretendam iniciar este processo.

Rui Almeida (Eng.º Agrónomo),

rsergioalmeida@gmail.com

T. 916 306 413

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
1a
Seminário Smart Farm a 11 de Abril em Lisboa sobre tecnologia e informação na agricultura
1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas

Notícias relacionadas

kiwi
Webinar a 15 de Abril sobre inovação na colheita e conservação do kiwi
No dia 15 de Abril, a partir das 10h30, o Núcleo de Investigação em Biotecnologia...
1a
Seminário Smart Farm a 11 de Abril em Lisboa sobre tecnologia e informação na agricultura
A CropLife Portugal – Associação da Indústria da Ciência para a Protecção das...
1
Publicada resolução que estabelece os planos de gestão das regiões hidrográficas
Foi publicada hoje, 3 de Abril, em Diário da República a Resolução do Conselho...
3a
Carmo & Silvério em destaque no 17.º episódio d’“A palavra aos frescos”
Com sede em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, a Carmo & Silvério é a organização...