Projecto Pomar da Cova da Beira vai associar turismo a fruta

Criar um conjunto de experiências turísticas associadas à fileira frutícola da região da Cova da Beira é o objectivo do projecto “Pomar da Cova da Beira”, concebido pela RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural. A iniciativa visa «promover as frutas produzidas na Cova da Beira, em particular as frutas qualificadas – Indicação Geográfica Protegida (IGP) e Denominação de Origem Protegida (DOP) – produzidas no território», explica um comunicado da associação, que é a entidade gestora do programa LEADER para o território da Cova da Beira (Belmonte, Covilhã e Fundão).

De acordo com a RUDE, o projecto está inserido na “Estratégia de Desenvolvimento Local Cova da Beira 2020”, «será cofinanciado por fundos europeus durante os próximos dois anos e desenvolver-se-á em torno de quatro eixos de trabalho, sequenciados e interligados entre si, desde o conhecimento do território e da fileira frutícola, o levantamento do seu potencial turístico, ao desenho e estruturação das experiências turísticas, passando pela capacitação e a animação territorial e a comunicação e promoção do destino e das experiências turísticas produzidas». Esta iniciativa para desenvolver um produto turístico em torno do ciclo de produção das frutas da Cova da Beira conta com o apoio e cooperação dos municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão e da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, indica o comunicado.

A entidade afirma que se trata de um projecto «pioneiro e inovador» no País, o qual pretende, sob o conceito de turismo da fruta – ou «frutiturismo» –, «transformar a riqueza frutícola da região numa marca de identidade e de atracção turística». Segundo o comunicado, «o projecto Pomar da Cova da Beira cocriará um conjunto de experiências turísticas distintivas e memoráveis associadas à fruticultura da Cova da Beira, em toda a extensão da cadeia de valor, agregando e valorizando o património, a paisagem e a cultura local e a promoção eficaz dessas propostas de experiências aos segmentos de mercado que mais as valorizam».

A associação refere que «o ciclo da produção frutícola apresenta características distintas e paletas diferentes ao longo das suas fases, promovendo cenários diferentes e únicos, que criam oportunidades distintas e fontes de inspiração diferenciadas à criação de experiências turísticas». Por outro lado, diz a RUDE, este projecto «mobiliza a comunidade local, os produtores frutícolas, as associações de produtores, os empresários, as empresas de animação turística, as unidades de turismo em espaço rural, a restauração e as unidades hoteleiras da região», com o objectivo de «unir esforços para converter-se numa referência no País, nos segmentos de turismo rural, agrário, de natureza e sustentável».

A entidade assinala ainda que a iniciativa «responde à nova tendência do comportamento do consumidor turístico, especialmente no pós-pandemia, nomeadamente a preferência por destinos de baixa densidade, que proporcionem uma experiência em comunhão com a natureza, num ritmo mais lento, vivenciando o estilo de vida e a cultura local, permitindo um maior envolvimento com a comunidade e a desconexão da rotina». A concluir, a RUDE realça que se trata de um projecto «construído em torno de um recurso endógeno e identitário do território», o qual «promoverá uma oferta turística singular e inimitável, que permitirá a diferenciação e a melhoria da competitividade do território, combatendo a sazonalidade turística e fortalecendo a capacidade de atracção de visitantes para o território».

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Fotografia: RUDE

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