A Alimentaria 2016 vai decorrer em Barcelona entre 25 e 28 de Abril e Portugal volta a marcar presença neste certame que assinala a 40.ª edição. O objectivo nacional é manter as 50 empresas que já em 2014 expuseram os seus produtos nesta feira espanhola.
A cinco meses da realização do certame, as empresas portuguesas já reservaram um espaço total de 700 metros quadrados, o que representa 92% dos 762 metros quadrados ocupados na última edição.
A feira realiza-se no próximo ano com novos sectores e uma forte aposta na internacionalização. «Em 2014 tivemos 140.000 visitantes profissionais e 30% eram internacionais», salientou Antoni Valls, director-geral da Alimentaria Exhibitions e responsável máximo do certame.
No decorrer de um encontro com jornalistas no âmbito da Alimentaria&Horexpo, feira que decorre em Lisboa até 24 de Novembro na Feira Internacional de Lisboa, Antoni Valls referiu que «os vinhos e a gastronomia assumem-se como autênticos pilares do evento [em Espanha]» e que a «Alimentaria vai potenciar a melhor produção da Dieta Mediterrânica, as conservas, os doces e os restantes segmentos produtivos, agrupando-os com sectores afins para oferecer ao expositor a possibilidade de multiplicar as suas sinergias».
A feira quer também apoiar as empresas exportadoras e no The Alimentaria Hub vai ter como novidade uma área de assessoria para as empresas que queiram começar a exportar.
O The Alimentaria Experience será um espaço dedicado às novas tendências gastronómicas e será um espaço de cozinha ao vivo, com vários Chefes espanhóis e de outras nacionalidades.
Em 2014, ano da última edição da Alimentaria em Barcelona, a feira ocupou 80.981 metros quadrados e teve um total de 3.896 expositores, sendo que 1.013 eram internacionais, de 63 países diferentes.