A Polónia voltou a vencer o concurso Tree of the Year, este ano com a bela Faia das colinas de Dalkowskie, mas a portuguesa Figueira dos Amores arrecadou o 2º lugar, enquanto o Pinheiro de Juan Molina recebeu o terceiro galardão.
A Figueira da Austrália, plantada junto à Fonte dos Amores no século XIX nos Jardins da Quinta das Lágrimas, em Santa Clara, Coimbra, ficou em 2º lugar numa votação a nível europeu, na qual concorreu com outras árvores de 15 países.
O anúncio foi feito pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC), representante em Portugal do Concurso Árvore Europeia que promove a importância dos serviços de ecossistemas prestados pelas árvores e também o seu grande valor no contexto do património cultural e natural da Europa.
Todos os anos o concurso procura não a árvore mais bonita, mas aquela que protagoniza a melhor história de ligação à vida e ao trabalho das pessoas da comunidade onde se encontra.
Nesta edição de 2025 o primeiro lugar foi, pela 4ª vez consecutiva, para a Polónia que ganhou o concurso com a “Faia no coração das colinas de Dalkowskie”. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu a 19 de Março no Parlamento Europeu, com transmissão através do YouTube.
Luděk Niedermayer, um dos eurodeputados que tem acolhido este concurso, recorda que «numa altura em que a Europa enfrenta desafios geopolíticos e preocupações com a sua segurança, a conservação da natureza tende a ser vista como um tópico menos urgente. No entanto, é precisamente em alturas como esta, que não nos devemos esquecer aquilo que nos une e que devemos proteger – o nosso ambiente natural».
Para este responsável, esta iniciativa «recorda-nos que a protecção do ambiente não é um assunto marginal, mas uma questão fundamental para o nosso futuro».
1º lugar: Faia da Polónia com 147.553 votos
2º lugar: Figueira de Portugal, 43.427 votos
3º lugar: Pinheiro de Espanha, 36.873 votos
O Concurso Árvore Europeia do Ano (Tree of the Year) é promovido pela Environmental Partnership Association (EPA) e pela Partnership Environmental Foundation, com o apoio da European Landowners’ Organisation (ELO).
Fonte: UNAC – União da Floresta Mediterrânica, 19/03/2025 (Fotografia da Árvore Vencedora – Créditos Marcin_Kopij_jpg)