Politécnico de Portalegre oferece curso pioneiro na Europa

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), através da sua Escola Superior de Biociências de Elvas, irá disponibilizar a partir de Setembro de 2025, um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologias de Produção e Processamento de Cannabis sativa, um projecto inovador que posiciona o IPP na vanguarda da formação técnica especializada na Europa.

Este curso, único na sua abordagem, integra uma sólida componente teórica com intensas actividades práticas, realizadas em parceria com a MHI Cultivo Medicinal S.A., referência internacional no cultivo e processamento de Cannabis medicinal.

Desenvolvido para formar profissionais altamente qualificados, o curso capacita os alunos a dominar todas as etapas do ciclo de produção e transformação da Cannabis sativa em estufa, indoor e outdoor, bem como o processamento e controlo de qualidade dos produtos finais.

Com um foco inovador, a formação propicia o uso de tecnologias avançadas, automação, monitorização ambiental e técnicas de propagação e cultura de tecidos, proporcionando uma experiência prática imersiva e alinhada com as melhores práticas do sector.

Num mercado onde a produção de Cannabis medicinal exige rigorosas medidas de segurança e qualidade, o curso destaca a importância dos padrões GACP e GMP onde os alunos aprenderão a implementar estes protocolos em ambientes controlados, garantindo a conformidade com as normas regulamentares nacionais e internacionais.

«Esta abordagem assegura que o produto final atenda aos elevados padrões exigidos pela indústria e pelas entidades reguladoras, promovendo uma produção segura, sustentável e rastreável», assegura a instituição.

A colaboração com a MHI é um pilar fundamental desta iniciativa. A empresa disponibiliza uma estufa de última geração, dividida em áreas especializadas para cultivo em estufa e indoor, propagação, processamento e investigação, permitindo aos alunos experienciar os conceitos aprendidos em sala de aula.

Este ambiente de aprendizagem real, aliado a tecnologias de monitorização de ponta, prepara os futuros técnicos para enfrentar os desafios de um sector em rápida expansão e fortemente competitivo no mercado global.

«Este investimento na formação técnica especializada promove a criação de emprego qualificado e fortalece a competitividade das empresas que operam na cadeia produtiva da Cannabis medicinal, quer a nível nacional quer internacional», acrescentam.

Com o lançamento deste curso, e à semelhança do que já aconteceu com outras áreas como é exemplo a Enfermagem Veterinária, o IPP reafirma o seu compromisso «com a inovação e a excelência académica, consolidando-se como referência no ensino superior técnico especializado em oferecer formações inovadoras, pioneiras em Portugal e, neste caso em particular, pioneira também na Europa». 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Notícias Recentes

almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira
batata consumo1
Fórum da batata a 22 de Abril em Santarém

Notícias relacionadas

almond-blossoms-3958980_1280
Ourém recebe Encontro de Bio-Regiões
No dia 10 de Abril de 2025, no Auditório do Edifício-Sede da Câmara Municipal...
pera
Syngenta lança fungicida Miravis para controlo da estenfiliose da pereira
A Syngenta lançou em Portugal o fungicida Miravis, destinado ao controlo da...
batata consumo1
Fórum da batata a 22 de Abril em Santarém
Realiza-se a 22 de Abril, na Escola Superior Agrária de Santarém, o “Fórum Batata:...
maçã e pêra
Fitosistema anuncia nova funcionalidade para Obsthormon 24a
A empresa Fitosistema anunciou que foi autorizada para Portugal uma nova finalidade...