Plano de Acção Nacional para o combate à vespa-das-galhas-do-castanheiro

A Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) divulgou o Plano de Acção Nacional para o Controlo do Insecto Dryocosmus kutiphilus porque o mesmo foi revisto e actualizado. Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu, conhecido como a vespa-das-galhas-do-castanheiro é um insecto que ataca vegetais do género Castanea, induzindo a formação de galhas nos gomos e folhas, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha e conduzir ao declínio dos castanheiros.

É actualmente considerado uma das pragas mais prejudiciais para os castanheiros em todo o mundo e que na Europa, particularmente na região mediterrânica, pode constituir uma séria ameaça à sustentabilidade dos soutos e castinçais.

Assim, e «face à grande e rápida dispersão do insecto no território nacional e à impossibilidade da sua erradicação, não podem ser cumpridos os requisitos relativos ao estatuto de “zona protegida” estabelecidos na legislação fitossanitária comunitária pelo que, não podendo o País manter esse estatuto, se procedeu em conformidade à actualização do presente Plano de Acção», refere a DGAV num ofício.

«Esta praga é passível de causar um problema social, dada a existência de concelhos do interior Norte de Portugal que têm como única ou principal atividade económica a produção de castanha. Factor este que pode agudizar o despovoamento de zonas por si só já desfavorecidas», defende o organismo.

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

Agrifish_30-5-2023
Comissão vai propor mobilização da Reserva Agrícola para países atingidos por condições climatéricas adversas
Vinhas (3)
Debate em Lisboa a 1 de Junho sobre Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz
Foto Salad Greenhouse (22)
Workshop alterações climáticas e impacto na sanidade vegetal

Notícias relacionadas

Agrifish_30-5-2023
Comissão vai propor mobilização da Reserva Agrícola para países atingidos por condições climatéricas adversas
Na sequência da reunião do Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas da...
Vinhas (3)
Debate em Lisboa a 1 de Junho sobre Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz
“Água e agricultura: Bloco de Rega de Reguengos enquanto base da sustentabilidade...
Foto Salad Greenhouse (22)
Workshop alterações climáticas e impacto na sanidade vegetal
Dia 15 de Junho, no Auditório da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, realiza-se...
Da semente ao prato_cartaz (compact)
Colóquio “Da Semente ao Prato: inovação e sustentabilidade na ajuda ao agricultor
A Anseme – Associação Nacional de Produtores e Comerciantes de Sementes, o CIB...