Numa iniciativa dedicada à pêra Rocha, promovida pela Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha (ANP), 18 chefs, críticos gastronómicos, jornalistas e influenciadores internacionais visitam a região Oeste de 5 a 7 de Setembro. A acção em plena campanha visa «dar a conhecer as características deste produto exclusivamente português, não só na sua forma de fruta, mas também de ingrediente de grande versatilidade gastronómica», explica um comunicado da associação.
Os participantes são oriundos de «cindo dos maiores mercados de exportação da pêra Rocha: Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido». A lista conta com chefs (Oscar Bosch e Bruno Katz, do Brasil, e Samuel Moreno, de Espanha), críticos (Dorit Schmidt, da Alemanha), bloggers (Elizabeth Atia, do Reino Unido, e Sophie Seité, de França), instagrammers (Fábio Moon) e jornalistas de meios especializados.
O programa inclui a visita a um pomar e a uma central fruteira, bem como a «degustação de pratos e sabores inspirados na pêra Rocha e no Oeste português», entre outras actividades. Esta iniciativa integra-se no projecto “Promoção da Pêra Rocha nos Mercados Externos”, da ANP, o qual inclui acções de promoção e comunicação e que conta com um investimento global de 430.902 euros.
O projecto é co-financiado a 85% pelo Compete 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, através do Feder (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). Este projecto tem como objectivo «aumentar a competitividade e a visibilidade internacional da pêra Rocha e do seu país de origem, Portugal», bem como «contribuir para o aumento das exportações, através do reforço da promoção no exterior e do melhor conhecimento dos mercados-alvo, estimulando a progressão».
Segundo a ANP, «perto de 60% da produção deste fruto já tem como destino os mercados externos». Em 2017, as exportações deste fruto ultrapassaram as 90.000 toneladas e atingiram um valor total de 80 milhões de euros.