PepsiCo e Fertiberia lançam programa para reduzir as emissões na cultura da batata em Portugal

A PepsiCo e a Fertiberia lançaram um programa para reduzir as emissões na cultura da batata, graças à utilização de fertilizantes da linha Impact Zero da Fertiberia, a primeira a ser produzida globalmente a partir de hidrogénio verde em substituição do gás natural, e graças à utilização da agricultura de precisão.

A utilização de fertilizantes baixos em carbono, que é aplicada em 400 hectares de culturas de batata, «reduz as emissões em cerca de 15%», segundo um comunicado das empresas.

O processo de produção utiliza amoníaco verde, que é obtido através da substituição do hidrogénio do gás natural por hidrogénio verde, «resultando assim em soluções de nutrição vegetal com uma baixa pegada de carbono».

A Fertiberia produz amoníaco verde no seu centro de produção no município de Puertollano, Espanha, a primeira fábrica de hidrogénio verde para uso industrial na Europa.

«A ampliação desta iniciativa é um avanço para a descarbonização eficiente do sector primário», defendem.

Este projecto conta com agricultores locais e utiliza técnicas de agricultura de precisão que permitem optimizar a utilização de fertilizantes, graças à informação detalhada que fornecem sobre o estado das culturas. 

O programa teve início em Espanha em 2023 e os «bons resultados verificados permitem aumentar a área de culturas que utilizam fertilizantes com baixo teor de carbono».

«Estamos muito entusiasmados com a chegada a Portugal deste projecto de fertilizantes baixos em carbono, desenvolvido em conjunto com a Fertiberia. O nosso objectivo é reduzir as emissões associadas aos fertilizantes e, consequentemente, as que provêm da agricultura, que representam uma elevada percentagem do total das nossas emissões. Esta acção complementa outras iniciativas que já estamos a implementar para regenerar a terra e torná-la mais fértil através de práticas agrícolas regenerativas», afirma Christian Cerezo, director de Agricultura da PepsiCo para o Sudoeste da Europa.

Alfredo Segura, director Comercial da Fertiberia destaca: «A Fertiberia está a mudar o paradigma no sector agroalimentar com a implementação do Impact Zero. A utilização de energias renováveis para a produção de soluções de nutrição vegetal assim como a inovação contínua em biotecnologias, permitirá avançar com a descarbonização do sector primário na União Europeia.  O acordo com a PepsiCo aposta no potencial do hidrogénio verde como uma das principais forças para uma agricultura mais sustentável, posicionando a Fertiberia como uma empresa impulsionadora do desenvolvimento viável deste novo vetor na Península Ibérica».

A colaboração com a Fertiberia faz parte da PepsiCo Positive, a estratégia da empresa com a sustentabilidade no seu centro para acelerar a sua transformação e promover um impacto positivo tanto no planeta como nas pessoas, que também tem como pilar fundamental o apoio às comunidades onde opera para melhorar os seus meios de subsistência.

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