Pão alentejano incentiva produção de cereais

O Continente lançou hoje o Pão de Cereais do Alentejo  (500 gramas), um contributo do Clube de Produtores daquela cadeia de distribuição para incentivar o cultivo de cereais em Portugal. O pão, que vai estar disponível em todas as lojas, é produzido a partir da recuperação de variedades tradicionais de trigo.

paoalentejanoficheiro_002

O País, que já teve uma região (o Alentejo) designada como “o celeiro da Nação”, importa hoje 95% dos cereais que consome. «O desenvolvimento de iniciativas como esta poderá ajudar a recuperar a produção de cereais em Portugal e equilibrar a nossa balança comercial, que no caso dos cereais é extremamente deficitária», disse Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente no decorrer da apresentação do pão, dia 6 de Dezembro, em Lisboa.

Para já foram produzidos 50.000 pães, «mas o objectivo é de crescimento», garante Ondina Afonso. A mesma responsável afiançou ainda que «este é um pão mais fresco, mais sustentável e com um forte contributo para a agricultura portuguesa».

Na cerimónia de lançamento, no Continente do Centro Comercial Colombo, o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, comentou que «este é um esforço meritório desta fileira e uma iniciativa que deve ser realçada». «Este é um pequeno passo para aumentar a produção de cereais em Portugal e também beneficiar os consumidores», concluiu o responsável do Governo pela pasta da agricultura.

No processo de desenvolvimento deste produto, estiveram envolvidos o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Clube de Produtores de Cereais de Qualidade com o associado Cooperativa de Beja e Brinches, a Gérmen Moagens de Cereais e a Panificadora Marques Filipe (membro do Clube de Produtores Continente).

ficheiro_001
Luís Capoulas Santos e Ondina Afonso (à direita) na prova do Pão de Cereais do Alentejo

 

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Recentes

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023

Notícias relacionadas

2
Publicado decreto com normas gerais e gestão financeira do PEPAC
Foi publicado hoje, 24 de Fevereiro, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º...
332668059_1181233825861912_7744167394142848323_n
Presidente da República condecora Confagri como Membro Honorário da Ordem de Mérito Empresarial
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou a Confagri como...
Foto Salad Greenhouse (7)
PortugalFoods apresenta as tendências de inovação no sector agroalimentar em 2023
Na próxima quarta-feira, dia 1 de Março, a PortugalFoods dá a conhecer as tendências...
Foto Salad Greenhouse (6)
Colóquio resíduo zero em pomóideas
Ainda se pode inscrever no Colóquio de apresentação sobre resíduo zero em pragas...