A Frusantos, empresa portuguesa fundada em 1982, prepara-se para lançar a Saudade – Sabores do Coração, uma nova marca de castanha portuguesa. A pensar na internacionalização, a Saudade vai ser apresentada em Madrid durante a Fruit Attraction, uma das principais feiras empresariais de frutas e legumes do mercado europeu, que decorre entre 18 e 20 e Outubro e atrai 60 mil profissionais de 110 países.
Actualmente, mais de 50% das vendas da Frusantos são feitas fora de Portugal e a intenção é reforçar as exportações com a criação de uma marca distintiva, associada a um produto sazonal de elevada qualidade. A Saudade valoriza a castanha da variedade martaínha, produzida em Sernancelhe e em todos os concelhos limítrofes que abrangem a área geográfica com classificação Castanha dos Soutos da Lapa DOP (Denominação de Origem Protegida). Alemanha, França, Suíça, Luxemburgo, Itália, Espanha, Estados Unidos e Canadá são mercados prioritários.
O projecto de internacionalização da Frusantos é cofinanciado pelo Programa Operacional (Norte 2020), com o montante de investimento elegível global de 425.628,33€, dos quais 188.851,50€ são do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER); e 4.170,83€ do Fundo Social Europeu (FSE).