Modulação da textura da pêra Rocha para satisfação do consumidor

A engenharia do produto é a metodologia para conceber, desenvolver, testar, produzir e lançar no mercado um produto. As boas equipas de engenharia de produto entendem bem e sabem reduzir o gap da qualidade. Afinal, entre a tradução das necessidades e desejos do consumidor, normalmente apenas implícitas, as especificações do produto e a efectiva entrega desse produto alargado, há vários «saltos quânticos».

A textura da pêra é fortemente percepcionada pelos consumidores, determina a aceitação e condiciona a preferência.

A textura é uma dimensão essencial na engenharia do produto pêra Rocha. Existe uma clara segmentação dos consumidores na preferência por peras firmes e crocantes ou por peras fundentes e amanteigadas. A textura da pêra Rocha pode ser modulada através dos índices de colheita, das condições de armazenamento e do amadurecimento pós-armazenamento.

Artigo de Kieza C. Santos e Domingos P.F. Almeida – Freshness Lab, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa

Publicado na edição número 173. Ler

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